Na Seppir
A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir), lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no dia 14 de março. O evento contou com a participação da secretária Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais, Silvany Euclênio da Silva, representando a ministra Luiza Barros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da Presidência da República.
A secretária Silvany Euclênio destacou que embora existam várias culturas em nosso país, a manifestação cultural de matriz africana em toda a parte mostra a unidade e a identidade que dos povos africanos. “Nossa matriz africana é o fio condutor da Nação brasileira”, disse.
Além do Plano Nacional, o ato incluiu o lançamento do projeto de mapeamento das comunidades tradicionais de matriz africana de Rio Branco. Representantes das vinte e oito comunidades de Rio Branco participaram da solenidade no auditório da prefeitura. Na oportunidade, a secretária Lúcia Ribeiro, da Seadpir, explicou que o mapeamento tem como meta catalogar informações seguras em relação às comunidades, inclusive no que se refere ao número total desses grupos de pessoas. (mais…)