Série “Os Advogados Contra a Ditadura”, de Silvio Tendler

advogados1_medioTV Brasil

A série “Os Advogados Contra a Ditadura” é composta por cinco episódios, cada um com 52 minutos, e faz um apanhado do papel estratégico da Justiça Militar durante o regime e presta uma homenagem aos advogados que estiveram na defesa de presos políticos. A obra se tornou uma série graças ao olhar precioso de um dos maiores documentaristas brasileiros, Silvio Tendler, conhecido como o “cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros. Silvio Tendler já produziu cerca de 40 filmes e agora vai contar, na TV Brasil, memórias de homens e mulheres fundamentais na luta contra as atrocidades cometidas pelo Estado: os advogados que atuaram na defesa de presos políticos.

A ideia da série surgiu do livro Advogados e a Ditadura de 1964 – A defesa dos perseguidos políticos no Brasil, organizado pelos professores Fernando Sá, Oswaldo Munteal e Paulo Emílio Martins. Foi lançado em 2010 pela editora PUC-Rio e tomado como inspiração para a série que teve direção de Silvio Tendler.

Os Advogados Contra a Ditadura é uma realização em parceria com o projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Hoje, quarta-feira, dia 26 de Março vai ao ar:

Episódio 3 – A Ditadura contra-ataca

Hoje, você vai ver que, com o crescente incômodo causado pela atuação dos advogados, eles passam a ser alvo da repressão do regime.

Neste episódio, “Os Advogados contra a Ditadura” se divide em dois blocos: o primeiro retrata o sistema repressivo e o segundo a sua atuação contra os advogados.

O desenvolvimento do sistema repressivo da ditadura, a tortura e sua sofisticação, a cumplicidade do Poder Judiciário com a tortura e atentados contra advogados são alguns dos temas desenvolvidos pelos entrevistados.

“Fui sequestrado, entraram por esse portão e me levaram para um grande salão que tem logo ali na frente e lá começou a série de ameaças e torturas. E como eu não via nada, dizia apenas: tudo o que sei está nos autos da Justiça Militar, das Auditorias e do próprio Tribunal Superior Militar”, conta o advogado Modesto da Silveira, diante do prédio que abrigava o DOI-CODI, na Tijuca, no Rio de Janeiro.

O episódio traz ainda depoimento, entre outros de advogados como Airton Soares, José Gregori, Alcione Barreto e Marcelo Cerqueira.

Direção: Silvio Tendler
Produção: Ana Rosa Tendler
Locução: Eduardo Tornaghi

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Glaucia Baraúna.

 

Comments (1)

  1. A OAB-AM criou, recentemente, sua Comissão Especial da Memória Histórica. Fez-me presidente dessa Comissão. Autor de um texto no livro Os advogados e a ditadura de 1964, que inspirou Tendler, penso em trazer a série para projeções seguidas de debates. Por isso, peço a colaboração de quantos puderem oferecê-la. Espero oportuna resposta, pois pretendo logo dar início à programação. E não é sem tempo…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.