“Nota da CPT/MG informando sobre a ocupação no Quilombo Brejo dos Crioulos corrigindo informações equivocadas repassadas pelo Incra/MG e OAN”

cptPor Paulo Roberto Faccion, da CPT – Norte de Minas

“Ouvindo os quilombolas e seus representantes queremos desmentir essa calúnia criada pelo INCRA. Nunca vi o INCRA ser tão rápido em algum assunto referente a Brejo dos Crioulos a não ser essa mentira que foi pelo presidente da Associação de Brejo dos Crioulos desmentida. Segundo os quilombolas o gerente nem lá se encontrava pois está viajando para Virgem da Lapa. A ocupação foi ordeira e pacífica e inclusive a PM na sua presteza ao latifúndio esteve lá e ouviu dos quilombolas toda a versão aqui dada, inclusive solicitada pelos quilombolas que constasse no BO. Resta saber se consta.

Tivesse o dr. Rosário Dheon César Mota, procurado a CPT essa mentira não estaria na internet. Ele não deve conhecer a CPT. A CPT presta um serviço pastoral à Brejo dos Crioulos e um desses serviços é esclarecer aos quilombolas que o maior problema do conflito agrário de Brejo dos Crioulos está na inoperância do INCRA, que há 13 anos ainda não conseguiu terminar o processo de Brejo dos Crioulos. Não tenha dúvida que no processo de formação da CPT a Brejo dos Crioulos um deles é responsabilizar o governo federal (MDA, INCRA, SEPPIR, Casa Civil, etc) como o maior responsável pelo conflito agrário no território. Uma área já desapropriada há 2 anos e até agora não houve titulação. Do Incra são 12 anos de promessas não cumpridas e agora o fomento de mentiras deslavadas. É estranho um órgão que está há 12 anos enrolando os quilombolas e não consegue ter o telefone do presidente da Associação de Brejo dos Crioulos para confirmar ou não tais mentiras. Estaria assim pelo menos tendo uma postura imparcial. A quem este órgão serve? Quanto à CPT não tenham dúvidas que servimos pastoralmente aos quilombolas”.

Enviada por Élcio Pacheco para a lista do Cedefes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.