BA – Professores indígenas ocupam Secretaria da Educação por concurso

Professores indígenas ocupam Secretaria da Educação (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Professores indígenas ocupam Secretaria da
Educação (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Eles alegam que salário chega a ser 40% menor que outros professores. Secretaria diz que concurso está organizado, mas é preciso ajuste em lei.

Do G1 BA

Um grupo de professores indígenas ocupou a sede da Secretaria Estadual da Educação na manhã desta segunda-feira (23) em Salvador. De acordo com um dos participantes do movimento, a categoria reivindica a realização de concursos públicos para os profissionais que atuam nas tribos.

“Estamos há 13 anos trabalhando em serviço temporário, já tivemos várias negociações com o governo e nenhum concurso público foi realizado. Recebemos em média 40% a menos que um professor comum com a mesma formação, o que é um absurdo”, afirma Agnaldo Pataxó, professor da Escola Estadual da aldeia indígena Caramuru, em Pau Brasil, sul da Bahia.

O professor estima que o grupo seja composto por 60 pessoas, entre profissionais de ensino, pais e alunos. A previsão, segundo Agnaldo, é de que até terça-feira (24) esse número cresça para 240 pessoas. Os manifestantes reuniram as reivindicações em um documento que, segundo eles, foi encaminhado para a Governadoria.

Procurada pelo G1, a assessoria da Secretaria da Educação informou que todos os trâmites para a realização do concurso já foram organizados e que o edital está pronto, mas para a seleção ocorrer é preciso incluir a carreira indígena na lei de magistério. Ainda segundo a Secretaria, o projeto de modificação na lei foi encaminhado sexta-feira (20) para a Assembleia Legislativa, com pedido de urgência.

Uma representante da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena negocia a desocupação da Secretaria, informou a assessoria.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.