Nós jovens indígenas, dos povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Wai-Wai, Sapará e Taurepang, representantes das etnorregiões das Serras, Surumu, Serra da Lua, Taiano e Amajari, após dois dias de muitas reflexões e análise do tema “Juventude Fortalecendo a Luta e Autonomia dos Povos Indígenas”, e com a participação de nossas grandes lideranças, assim afirmamos:
1. A Juventude Indígena, afirma o seu compromisso de continuar com esta caminhada incansável e sofrida. Uma luta que pode não pode parar no tempo, que precisa a cada dia de forças e esta energia a Juventude tem o suficiente.
2. Queremos manifestar e lembrar os ataques contra a vida de nossos irmãos, como foi o caso da queimada do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, do atentado á Comunidade Dez Irmãos, e dos casos violentos que sangram a história do movimento indígena, como a invasão da Comunidade Santa Cruz, a invasão da Comunidade Maturuca, a queimada das Comunidades Brilho do Sol e Homologação, entre outros casos de violência contra os povos indígenas. (mais…)