“Mineração: progresso ou destruição?” é tema do II Encontro de Atingidos pela Mineração a ser realizado pela CPT em Salvador

Cartaz-3.-jpgCPT Bahia

O potencial mineral da Bahia tem atraído muitas empresas mineradoras e o Estado é o grande parceiro, viabilizando infraestrutura, públicas ou financiadas com recursos públicos, com previsão de investimento de 6,5 bilhões de dólares no setor, entre os anos de 2012 a 2016 – 8,71% do total nacional (75 bilhões de dólares). Isto significa cerca de 25% de todo investimento econômico no Estado, neste período. Por outro lado, as populações que vivem nos entornos dos empreendimentos amargam todo tipo de violação de direitos, como a expulsão do seu territórios, contaminação das águas, ar, poluição sonora, aumento de doenças decorrentes da exploração mineral, entre outros impactos negativos, e com total falta de políticas públicas socioambientais, econômicas e culturais.

Pra refletir sobre o avanço da mineração na Bahia, a Comissão Pastoral da Terra (CPT/BA) realiza o II Encontro de Atingidos pela Mineração nos dias 24 e 25/09/2013, amanhã e quarta-feira, na Organização Fraternal São José (Av. Luiz Tarquínio, 18 – Roma), das 9h às 18h, na terça; e das 9h às 13h, na quarta. No evento, intitulado “Mineração: progresso ou destruição?” depoimentos dos atingidos sobre os problemas enfrentados com a instalação das mineradores, sobretudo nas áreas de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e fundo de pasto).

Além da fala dos atingidos, o encontro conta com a reflexão sobre a mineração no Brasil e no mundo, facilitada pelo professor Rodrigo Salles, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Outro assunto bastante em evidencia atualmente e que terá destaque no evento é o Código de Mineração, com palestra proferida por Tatiana Dias Gomes, advogada e assessora da CPT.

PROGRAMAÇÃO

DIA 24/09/13

Manhã

– Apresentação das regiões: atingidos/as e agentes – problemas, desafios e conquistas

– Apresentação da realidade de outros estados

Tarde

– A realidade da mineração no Brasil e no mundo – Rodrigo Salles (UFJF)

– O Código de Mineração – Tatiana Dias Gomes (CPT-BA)

– Debate

– Trabalho em grupo: Principais desafios para serem enfrentados

Noite

Lançamento da revista: Alumeia

 

DIA 25/09/13

Manhã

– Trabalho em grupo: Discussão dos desafios e estratégias

– Entrevista coletiva

– Apresentação dos desafios e estratégias

– Discussão e encaminhamentos

– Avaliação/Encerramento

Comments (2)

  1. Reforcem a minha luta!

    Ministério Público do Trabalho,
    Gostaria que diante os problemas que por aqui temos passados, que a Vossa Senhoria nos enviasse uma equipe do Ministério do Trabalho e Emprego para uma investigação o mais rápido possível, pois a Empresa Jacobina Mineração e Comercio do grupo canadense, vem praticando atos intoleráveis com os seus colaboradores, que além de demitir pessoas injustamente, já demitiram também dezenas de colaboradores com Doenças Ocupacionais e os mesmos a procurarem seus direitos na Justiça do Trabalho são perseguidos genealogicamente, ou seja, até seus parentes e aderentes, e que os mesmos já mais voltarão a trabalhar nas unidades do Grupo da YAMANA GOLD e ou, nas empresas Terceirizadas.
    Os mesmos aos homologarem suas Rescisões de Contratos no Sindicato de suas categorias com os seus ASOs – Atestados de Saúde Ocupacionais comprometidos, esta entidade não se preocupa com tais situações! Sendo conivente a parte com o acontecido e muito deles ficam sem saber o que fazer, pois vivem na síndrome do: Se correr o bicho pega! E se ficar o bicho come! Alerto também que estou sendo vitima de um Tráfico de Influência pela Mineradora aqui aluída e, notifica-se também que membros de CIPA e ou, entidade paralela também são vitimas de acossamentos!
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente.
    Amauri Morais. (74) 8806 5163.

  2. Acho muito ilusitado e no mínimo sem comprometimento com as cidades mais afetadas na Bahia pela Contaminação pela MINERAÇÃO no Brasil,nos municpios mais contaminado no Mundo o povo de Santo Amaro e de Boquira que Deveriam estar presente nesse encontro do CPT(Comissão Pastoral da Terra),apoiados pela CNBB e CARITAS??? aum evento tão importante que tratara de ouvir as vozes das populações violadas por direitos, pelo resultado do que foi e o que será a exploração da Mineração no Brasil,comunidade,pesqueira,marisqueira,quilombola,ribeirinha,em torno da contaminação e os mais longínquos afetados por crimes,alias não nada estranho as coisas é que começam a se encaixar para o retrato do ainda ESCRAVIDÃO como característica nacional,percebemos o porquês de muita coisa cada dia,estamos vivenciando a verdade cabulosa diante,da questão da Contaminação por metais pesados da mineração que contaminou e mata ate hoje Santo Amaro e Boquira,que se quer movimentos sociais se mobilizam de verdade para ajudar,mas iremos ver no que isso vai da!”! essa mobilização mais do que RELÂMPAGO de algo tão EMBLEMÁTICO,e com apoio institucional pela Igreja Catolica e seu Bispado??? que tratados impactos da MINERAÇÃO e a conseqüência que vitimam milhares de pessoas,a décadas que convivem ao silencio,morte e dor atingidas pela mineração,a mais de 40 anos??? seria assim a metodologia aplicada dos Movimentos sociais copilados para a construção de uma Articulação Desarticulação e Programada á nivel do codigo Mineral? voces nos Representariamos socialmente?? fala serio??senão é isso, é o que parece!!,portanto Veremos o Tamanho dessas Siglas socias aquem Represetam?
    Enquanto Isso na Bahia a cidade de Santo Amaro,devastada,por varios monstros e seus tentaculos do ESTADO…e os movimentos sociais como CPT??? ATR? CESE? CBNN? ETC precisamos saber o que fazem!!??……….
    Ney Didan do Mopsam
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=576149802442575&set=a.177954105595482.43489.100001426802389&type=1&theater,https: //www.facebook.com/photo.php?fbid=576149802442575&set=a.177954105595482.43489.100001426802389&type=1&theaterç

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.