MT – Notícias sobre as recentes ameaças e ações de violência de Luciara: ontem (22/09) foi incendiada a casa de mais um retireiro

Garrafa pet com vestígios do combustível usado para incendiar a casa
Garrafa pet com vestígios do combustível usado para incendiar a casa. Foto: Associação dos Retireiros

Por Maíra Ribeiro, em Comunicação AXA

O retiro de Domingos, pai do vereador retireiro e índio Kanela Jossiney Evangelista ficou completamente queimado após incêndio criminoso neste domingo, 22 de setembro, em Luciara, Mato Grosso. Este é o segundo retiro queimado nesta semana, na quarta-feira passada (18/09) a casa do retiro de Rubem Sales, o Rubão, também foi incendiada. Já na manhã de sábado (21/09), “manifestantes” queimaram pneus em frente à residência na cidade de Rubão, ameaçando queimar também a casa.

Os fazendeiros e comerciantes da cidade estão à frente das ações que tem ocorrido recentemente. O conflito destes com os retireiros do Araguaia em Luciara é antiga, porém nestes últimos dias, Luciara vive uma onda de terror e perseguição sem precedentes por parte de fazendeiros e comerciantes da cidade contrários à luta dos retireiros. Eles usam a desinformação e controle político para tentar colocar a população da cidade contra os retireiros.

Na semana passada, um grupo de pesquisadores da UFMT que se dirigia à cidade para realizar atividades de Cartografia Social foi impedido de entrar na estrada que dá acesso à cidade ou de continuar viagem até São Felix do Araguaia, cidade vizinha. Homens em uma caminhonete escoltaram e obrigaram o ônibus em que o grupo de pesquisadores´estava a retornar até o antigo Posto da Mata, a cerca de 90 km do entrocamento para Luciara e de lá voltar para a capital Cuiabá, distante mais de mil quilômetros de Luciara.

A MT-100, único acesso terrestre à cidade, está obstruída desde então, bem como o aeroporto da cidade. O acesso ao lago e beira de rio onde ficam os retireiros também está interditado. O clima é de tensão e ninguém entra ou sai. O comércio da cidade fechou e há faixas espalhadas pela cidade contrárias à criação da RDS. As faixas reproduzem mensagens de ódio aos retireiros, à Prelazia de São Felix do Araguaia e às pessoas a ela ligadas.

Jossiney Evangelista, que teve o retiro da família incendiado, foi o único vereador da cidade que não assinou a carta de repúdio à criação da RDS na Câmara Municipal de Luciara. Os demais vereadores foram vistos na passeata contra os retireiros que culminou em churrasco na barreira que fecha a MT-100.

Rubem é presidente da Associação dos Retireiros do Araguaia (ARA) e junto com seus companheiros vem sofrendo ameaças de morte. Recentemente, foi ameaçado de ser expulso com sua família da cidade. A bióloga Lidiane Sales, irmã de Rubem, sofreu ameaça de ser queimada viva em sua moto.

Hoje pela manhã, o diácono Zecão, agente pastoral da Prelazia em Luciara, denunciou que deram um tiro na porta de sua residência. A Polícia Militar local não tem agido e diz não ter poder frente à força dos fazendeiros. As famílias retireiras estão com medo e sem segurança.

Mobilização

A informação sobre a grave situação em Luciara está sendo levada às autoridades para que haja uma interferência e proteção às pessoas ameaçadas e ao grupo de retireiros. A Comissão Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), da qual Rubem é membro, está se articulando para apoiar a luta dos retireiros. Já foram acionados a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, o Delegado Geral da Polícia Federal, o deputado estadual Alexandre César, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que também já entraram em contato diretamente com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

Hoje, estava marcada reunião com o Secretário de Estado de Justica e Direitos Humanos de Mato Grosso para tratar de garantias do Estado na defesa da vida. A coordenação do Projeto Nova Cartografia entrou em contato com a presidente da Sexta Câmara do Ministério Público Federal, Débora Duprat, pedindo providência para a segurança do retireiro Rubem Sales. O Ministério Público Federal já instaurou investigação criminal para identificar e punir os responsáveis pelos atos de violência e terror no município.

Clique no link abaixo para mais informações sobre o caso:

MT – Ameaças contra retireiros do Araguaia e seus apoiadores aumentam cada vez mais na RDS Matinho Verde, em Luciara

Comments (4)

  1. Sem problemas, Regina. Esses equívocos acontecem, na nossa ansiedade, como disse você, de estar junto na luta.
    Tudo resolvido e vamos adiante! No Araguaia, em Dourados, em Ilhéus, no Teles Pires, no extinto Pinheirinho e em outros mais!
    Viva a solidariedade e o companheirismo na luta!
    Tania.

  2. Maíra e Tânia,
    peço desculpas por esse equívoco e transtornos causados, na ansiedade em dar visibilidade a luta dos nossos amigos retireiros repliquei a matéria à lista do racismo ambiental, pois vejo a importante atuação desse GT na luta pelos povos.
    Que bom que a matéria e autoria foram corrigidos pois prezo muito para que os créditos devidos sejam dados aos autores.
    Vamos continuar a luta a favor dos povos do Araguaia!
    Gratidão sempre, Regina

  3. Lamentamos o equívoco, Maíra, que já foi corrigido. Da forma como a notícia nos chegou, tivemos a impressão de que a pessoa que a enviara era a autora. Por isso, cuidadosamente fizemos questão de dar o crédito a ela.
    Mantivemos o título, que tem por base informações que publicamos anteriormente sobre a questão.
    Estou enviando, por e-mail, link para a versão corrigida, com meu e-mail pessoal.
    Caso tenha outras informações que possa nos repassar a respeito dessa e de outras denúncias, agradeceremos. É só usá-lo.
    Um bom dia para você,
    Tania.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.