
Por Habitants
Moradores querem que a prefeitura de Açailândia doe logo terreno para a construção das moradias.
Choque entre os moradores do bairro do Piquiá de Baixo e a prefeita da cidade brasileira de Açailândia, Gleide Santos. Moradores querem que a prefeitura de Açailândia doe logo terreno para a construção das moradias.
Nos últimos dias, de fato, os cidadãos têm decidido de tornar públicas os próprios pedidos por duas ações bastante visíveis.
A primeira aconteceu no dia 25 de junho com ocasião da assembleia dos vereadores. Logo que tinha começado a sessão, de fato, o público se levantou das cadeiras virando as costas aos vereadores como protesto e apresentando vários cartazes, entre os quais “Piquiá: reassentamento já!”. Esta reivindicação foi suportada pelo movimento Açailândia Acordou, nascido nas últimas semanas com as manifestações que estão acontecendo no Brasil todo.
No dia 26 de junho, o protesto foi nas ruas da cidade. Algumas centenas de pessoas chegaram pacificamente até a casa da prefeita para entregar-lhe um documento onde estavam escritos os pedidos oficiais. Entre estes, aquilo de facilitar a construção do novo bairro de duas maneiras: aprovando o projeto habitacional feito por uma equipe de arquitetos; negociação definitiva e imediata conclusão da desapropriação do terreno para o reassentamento. Depois de ter conseguido o apoio econômico do Governo de Brasília, de fato, está faltando somente o apoio da prefeita.
—
Enviada por Edmilson Pinheiro.