Sindicatos vão ajudar a esclarecer o suporte de empresários à ditadura

Luiz Carlos Prates, do Conlutas e do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, em foto de 2009
Luiz Carlos Prates, do Conlutas e do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, em foto de 2009

A ideia é levantar subsídios para o grupo esclarecer a colaboração das empresas com o regime

por Marsílea Gombata – Carta Capital

A Comissão Nacional da Verdade vai recorrer aos sindicatos para investigar o papel de empresários na repressão a movimentos de trabalhadores durante a ditadura entre 1964 e 1985.

Segundo Luiz Carlos Prates, o Mancha, da executiva da central sindical CSP-Conlutas, uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira 24 definiu que as centrais sindicais “ajudarão a levantar subsídios para a comissão averiguar informações dadas pelas empresas ao serviço de inteligência da ditadura “.

“Temos informações de que as empresas enviaram fichas aos serviços de inteligência do governo, como DOPs (Departamento de Ordem Política e Social), na época da regime. Queremos averiguar como foi a participação do empresariado durante a ditadura”, afirmou Mancha.

A próxima reunião do grupo de trabalho está marcada para a manhã de quarta-feira da próxima semana no escritório da Presidência da República em São Paulo.

O grupo promete realizar uma manifestação no dia 22 de julho em São Paulo para convocar centrais e sindicatos a colaborarem com a Comissão. Para o ato são esperadas entre 600 e 800 pessoas.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.