Nota da Rede Cerrado sobre morte do indígena Oziel Gabriel

A Rede Cerrado lamenta a morte do indígena Oziel Gabriel, no dia 30 de maio, em razão de forte conflito envolvendo policiais militares e índios terenas, em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. Na ocasião a força policial cumpria ordem de reintegração de posse da Fazenda Buriti, localizada na Terra Indígena Buriti, antes do julgamento final desse recurso e sem ter feito a tentativa prévia de dialogar com os indígenas.

O uso da força acompanhada por medidas repressivas são denunciadas pelos povos indígenas como uma caraterística do Estado brasileiro que, há décadas, enxerga os indígenas como obstáculos para a implementação de um modelo econômico desenvolvimentista.

Para a Rede Cerrado, é preciso que o governo tome as devidas providências sobre o caso. “Não se pode permitir que ainda hoje, no Brasil, nossos governantes continuem tratando os índios, os povos tradicionais, as florestas, as águas, a fauna com descaso, em prol do acúmulo de capital que sufoca, cada vez mais, nossa existência, nossos territórios, nossos direitos”, afirmou Altair de Souza, coordenador geral da entidade.

Neste sentido, a Rede Cerrado clama o governo, para que olhe pelos direitos dos povos indígenas e pede apuração rigorosa dos fatos para que aqueles que transgrediram a Lei sejam penalizados.

Compartilhada por Auridenes Matos Matos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.