Seminário “Injustiças Ambientais, poluição e indústria do petróleo: como isso afeta nossa saúde e a Baía de Guanabara?”, de 18 a 20 de janeiro

A proposta do Seminário Injustiças Ambientais, poluição e indústria do petróleo: como isso afeta nossa saúde e a Baía de Guanabara?” surge como desdobramento do “Seminário 50 anos de REDUC: ganhos, perdas e danos”, ocorrido em 2011.

Este seminário discutiu os impactos da REDUC e do Pólo Petroquímico que se formou no seu entorno, que estão entre os principais poluidores da Baixada Fluminense. Ao longo dos anos, essas indústrias, além de expor moradores a situações de risco diversas, também contribuíram com o processo de degradação da Baía de Guanabara, afetando seus ecossistemas e comprometendo as condições e modos de vida das populações que ali residem e trabalham. No Seminário 50 anos de REDUC foram propostas estratégias de enfrentamento das situações de injustiça ambiental nas áreas afetadas por esses empreendimentos ou em estado de vulnerabilidade em decorrência dos grandes projetos de “desenvolvimento”, em implantação ou já realizados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), tais como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), o Plano de Antecipação da Produção de Gás (PLANGAS), a Ampliação da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) e o Arco Metropolitano.

Um dos principais resultados do Seminário 50 anos de REDUC foi a criação do Fórum de Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica da Baia de Guanabara (FAPP-BG). Entre as estratégias definidas pelo Fórum estão, além do monitoramento constante das atividades da indústria petrolífera e petroquímica na Baia de Guanabara e suas cercanias (que compreende a reivindicação por acesso a informação e participação), a realização permanente de discussões em nível nacional e internacional sobre os impactos da indústria do petróleo e petroquímica e sua relação com o modelo energético e de desenvolvimento brasileiro. Por isso, desde sua fundação o Fórum se mantém articulado à Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e busca integrar suas ações a de outros sujeitos políticos presentes nesse espaço. Percebemos também no decorrer do processo e das reuniões do Fórum, a necessidade de um debate que envolvesse diretamente as organizações de mulheres que fazem o enfrentamento ao modelo de desenvolvimento atual, que alija as mesmas dos seus espaços de convívio, de moradia e da produção da vida.

A partir do contexto acima relacionado, o FAPP-BG decidiu organizar o Seminário “Injustiças Ambientais, poluição e indústria do petróleo: como isso afeta nossa saúde e a Baía de Guanabara?”, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2013. A metodologia do evento será participativa e colaborativa, articulando os saberes de membros da comunidade civil, de representantes de entidades governamentais e das universidades.

PROGRAMAÇÃO

Realizaremos um ato público no dia 18 de janeiro em memória aos 13 anos do derramamento de óleo na Baía de Guanabara. Iniciaremos o evento com uma cerimônia de abertura na sexta-feira, dia 18 de janeiro, às 18h,quando realizaremos uma mesa de debates, sucedida pelo lançamento do livro com artigos apresentados pelos participantes do “Seminário 50 anos de REDUC: ganhos, perdas e danos”.

A fim de aprofundar estrategicamente o debate das questões abordadas no seminário, haverá trinta vagas para participantes do evento, do Rio de Janeiro e de outros estados, que desejem pernoitar por duas noites no Centro de Formação da Diocese de Duque de Caxias, Casa de Retiro São Francisco de Assis, onde serão realizadas as atividades dos dias 18 e 19 de janeiro 2012. Apresentamos a seguir a programação do evento:

 

 

18/01/2013– SEXTA-FEIRA

18h. Credenciamento

18h30min. Mesa de abertura: resgate histórico do FAPP-BG; análise sobre avanços e desafios postos para o fórum; reflexão sobre conflitos ambientais relacionados à indústria do petróleo e petroquímica nas cercanias da Baía de Guanabara e ao atual modelo energético.

20h30min – Lançamento do Livro 50 anos de REDUC – (digitar o nome do livro).

19/01/2013 SÁBADO

MANHÃ

08h30min. Mística de abertura (com exibição de imagens).

9h. Resgate do debate geral do dia anterior.

9h15min. às 9h30min. Relatoria Direitos Humanos e Meio Ambiente.

9h30min. Mesa de debate: Poluição, saúde e indústria do petróleo

Poluição atmosférica na Baixada Fluminense

Estudos epidemiológicos e vigilância popular em saúde

Águas de produção das plataformas e descartes de efluentes da REDUC

Estudo epidemiológico sobre a Tireoidite de Hashimoto no Pólo Petroquímico de Paulínia – SP

12h. – ALMOÇO

TARDE

13.15h – Exibição de vídeo

13h30min – Grupos de trabalho: Problematizando experiências e desafios relacionados aos riscos e danos da indústria  do petróleo

GT1 Poluição, estudos epidemiológicos e vigilância popular em saúde

GT2 Poluição do ar e saúde.

GT3 Poluição do solo e saúde.

GT4 Poluição das águas e saúde.

15h30min. Relatos dos grupos de trabalho, discussão e votação de propostas envolvendo estratégias e ações.

17h.30min. Sistematização e encerramento.

18h Atividade cultural

20/01/2013– DOMINGO

9h Redação do documento final do seminário.

12h. Mística de encerramento e almoço.

Enviada por Sebastião Raulino.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.