Da Margem ao Centro: o outro lado do desenvolvimento – 4 vídeos

A postagem, esta manhã, do vídeo MG – Mineração: Devastação sem Compensação, provocou uma resposta imediata de Sonia Missagia, na lista do Cedefes. Escreveu ela: “e as montanhas, assim “pulverizadas”, deixam um lastro desolador, causando sérios  impactos diretos, desde as nossas minas aos portos. Um pouco da outra ponta pode ser visto no vídeo, litoral fluminense, e na ganância dessas mesmas empresas no litoral capixaba”. Junto, enviava o link para os vídeos abaixo, realizados em 2009. Embora a realidade tenha mudado para pior, nestes três anos, vale vê-los, não só pelas denúncias, como pelos comoventes depoimentos. A apresentação é do PACS, que os produziu. TP.

“No foco do filme está a contraditória realidade das Baías de Sepetiba e da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O progresso tem colocado em risco cenários onde a natureza cultivou a beleza e o vigor das mais diversas formas de vida. A expansão de grandes projetos privados tem colocado em risco direitos essenciais das populações. Da margem ao centro – o outro lado do desenvolvimento mostra de forma sensível a sabedoria e a simpatia de pessoas que resistem à poluição atmosférica, à contaminação das águas, ao extermínio da mata atlântica, dos manguezais e da fauna marinha. O filme denuncia, emociona e encanta ao provar que existe outro modelo de desenvolvimento possível.

Título da obra: Da Margem ao Centro: o outro lado do desenvolvimento/ Ano da produção: 2009 / Cidade / Estado: Rio de Janeiro/ RJ / Tempo total de duração: 34 min / Produção: Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.