Manaus participa do Festival Cinema pela Verdade, sobre ditadura militar

A exibição de 'Condor' contará com a presença do diretor do filme, Roberto Mader (Foto: Divulgação)

O Festival irá levar para 81 universidades filmes sobre a Ditadura Militar. Em Manaus, serão exibidos ‘Cidadão Boilesen’, ‘Hercules 56’ e ‘Condor’.

A capital amazonense irá participar do ‘I Festival Cinema pela Verdade’. O evento será realizado nos meses de maio e junho, nas principais universidades do país, com filmes nacionais retratando o período da ditadura militar e suas consequências. Em Manaus, o festival entra na programação do Cine & Vídeo Tarumã, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ao todo, o evento vai percorrer todas as 27 capitais federativas e passar por 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra. Os filmes selecionados para exibição na UFAM são: ‘Cidadão Boilesen’, ‘Hercules 56’ e ‘Condor’.

As exibições ocorrerão no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, Coroado I, Campus Universitário e a entrada é gratuita. Para maiores informações, consulte o blog do Cine & Vídeo.

O festival é uma realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. Em Manaus, o evento conta com o apoio do Cine & Vídeo Tarumã, do Núcleo de Antropologia Visual e Instituto Cultura em Movimento e tem o aval do Comando Local de Greve dos docentes, que incorporou as exibições ao seu calendário grevista.

Confira a programação e os participantes abaixo:

No dia 30 de maio, às 8h30, o filme exibido será o ‘Cidadão Boilesen’, de Chaim Litewski, e indicará para discussão o tema “A Participação do Empresariado na Ditadura Militar”, com a presença do prof. José Seráfico de Carvalho e do jornalista Aldísio Filgueiras.

No segundo dia (31), o filme selecionado foi ‘Hercules 56’, de Sílvio Da-Rin, que será exibido às 14h, e abordará o tema “Focos de Resistência aos Militares na Ditadura”, com os debates sendo travados com o prof. Aloysio Nogueira e o escritor Márcio Souza.

No último dia, o filme ‘Condor’, de Roberto Mader, será exibido às 8:30 do dia 1º de junho, com o tema “Reflexos da Ditadura Militar na Vida Social”, debatido com a profª Arminda Mourão e o filósofo e indigenista Egydio Schwade. Nesta última sessão, estará presente o diretor do filme, Roberto Mader, que também discutirá particularidades do filme e de suas intenções.

http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2012/05/manaus-participa-do-festival-cinema-pela-verdade-sobre-ditadura-militar.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.