MT – Funcionários da FUNAI sofrem tentativa de assassinato na TI Urubu Branco

“Aconteceu mais uma tentativa de homicídio contra os funcionários da FUNAI, que prestam serviços na Terra Indígena Urubu Branco. O veículo no qual estavam os quatros servidores foi atingido do lado de motorista pela bala disparada  pelos posseiros invasores, que se encontram descontentes com a ação [de desocupação].

Ninguém se feriu, porém, é importante que a FUNAI, AGU, Ministério Público e a Polícia Federal, saibam da situação. Que se abra um inquérito de investigação pela Polícia Federal, para que essa pessoa seja apreendida e condenada pela atitude de violência e tentativa de homicídio.

A comunidade Apyãwa (Tapirapé) pede segurança para os Líderes  e os Servidores da FUNAI que estão atuando na fiscalização da Terra Indígena Urubu Branco.

Quero informar que a comunidade Apyãwa, já está esgotando a paciência. A vida da nova geração do Povo Apyãwa, está praticamente comprometida devido a morosidade da justiça. É vergonhoso isso, pois todos os cidadãos sabem que vivemos no país democrático. É preciso que seja respeitado o direto do Povo Apyãwa. Pois estamos reinvindicando território imemorial e tradicional dos nossos antepassados. Queremos que seja garantido o nosso direito”.

Kamoriwa’i Elber Tapirapé”

Enviada por Vancaldeira para a lista do Cedefes.

Nota: A TI Urubu Branco foi homologada em 1998. Tem 167 mil ha e fica localizada em Confresa, a cerca de 1.165 km de Cuiabá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.