Mais três líderes rurais ameaçados de morte no Triângulo Mineiro

O MLST deverá pedir proteção policial para os agricultores acampados em Miraporanga

Gabi Santos – Do Hoje em Dia

A liderança do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) poderá pedir proteção policial para três agricultores que estão acampados nas terras da fazenda São José dos Cravos, no município de Prata, a 60 quilômetros de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Eles teriam sido ameaçados de morte dias antes do triplo assassinato de integrantes do MLST, ocorrido na manhã do último sábado (24), no distrito de Miraporanga. 

Os agricultores ameaçados são Ismael Costa, Robson dos Santos Guedes e Vander Nogueira Monteiro. Eles teriam sido procurados por estranhos, que estavam em uma caminhonete e visitaram o acampamento. A polícia está atrás dos homens, que podem estar envolvidos no triplo homicídio.

Milton Santos Nunes, de 52 anos, a mulher dele, Clestina Leonor Sales Nunes, de 48, e Valdir Dias Ferreira, de 40, foram mortos a tiros quando viajavam para Uberlândia. Eles foram encurralados próximo a uma ponte de madeira na MGC-455. A polícia acredita que eles tenham sido executados por um pistoleiro.

Em contato com pessoas que fazem parte do acampamento da fazenda São José dos Cravos, o Hoje em Dia obteve informações que são investigadas por policiais civis de Uberlândia e Belo Horizonte. Segundo um informante, pouco tempo antes das execuções, um dos homens que esteve no acampamento do MLST, perto de Miraporanga, chegou a mostrar fotografias das pessoas que procurava, querendo informações sobre os paradeiros dos líderes rurais. Ele não disse o motivo.

Os integrantes do acampamento deram informações à polícia sobre outros suspeitos, que moram em Ituiutaba, também no Triângulo. Eles estão sendo procurados.

O delegado Samuel Barreto, de Uberlândia, que investiga o triplo homicídio, recebeu nesta terça-feira (27) um laudo pericial preliminar com informes sobre os ferimentos provocados pelos tiros. Milton Santos Nunes foi morto com um disparo na testa, do lado direito, e foi atingido por outro, de raspão, na nuca.

Clestina morreu com dois tiros na cabeça, enquanto o motorista Valdir Dias Ferreira foi assassinado com um tiro no pescoço e outro, à queima-roupa, na nuca. “O assassino disparou seis tiros e ficou sem bala no revólver, o que pode ter salvado a vida do neto de Milton e Clestina, de 5 anos”, disse o líder do MLST, Ismael Costa.

Para ele, o pistoleiro poupou a vida da criança porque ficou preocupado em fugir rapidamente. Ela foi levada para um lugar seguro e é a única pessoa capaz de reconhecer o homem que executou seus avós e o motorista.

http://www.hojeemdia.com.br/minas/mais-tres-lideres-rurais-ameacados-de-morte-no-triangulo-mineiro-1.424952

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.