Ginga Menina

Programa Corpopular: intersecções culturais apresenta…

Ginga Menina – 09 a 11 de março

Capoeira é pra homem, menino e mulher… Coletivo de mulheres capoeiristas promove evento dedicado à temática feminina.

Presença certa em praticamente todas as rodas de capoeira espalhadas mundo a fora, as mulheres goianas têm a oportunidade de vivenciar um evento de capoeira angola dedicado à temática feminina. Entre os dias 9 e 11 de março, aproveitando o mês da mulher, o programa Corpopular: Intersecções Culturais, da Universidade Federal de Goias (UFG), apresenta o Ginga Menina.

Ginga Menina é primeiro evento do programa Corpopular e conta presença especial da Mestra Janja, primeira mulher a fundar uma organização de capoeira angola no Brasil: o grupo Nzinga. Dentro da programação, também acontece mais uma edição do projeto Batucagê na Serrinha, idealizado pelo mestre de capoeira, Goyano; a apresentação Iabás: Deusas do Amor e da Guerra, uma participação especial do Afoxé Asè Omo Odé, e conta ainda com rodas de prosa, capoeira e samba. O evento é gratuito e acontecerá em diferentes lugares da cidade. Confira programação completa abaixo.

A organização é de um coletivo de mulheres capoeiristas, com apoio dos grupos de Capoeira Angola Calunga, Barravento, Só Angola, Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), de Goiânia, Meninos de Angola, Cidade de Goiás e Angoleiros Sim Sinhô, São Paulo (SP) e Associação Desportiva e Cultural Mestre Bimba.

Mestra Janja

Primeira mulher a fundar uma organização de capoeira angola no Brasil: o grupo Nzinga, cuja missão institucional lutar contra o racismo e o sexismo, dentro e fora da capoeira, a professora Dra. Rosângela Costa Araújo (Mestra Janja) é baiana e cursou História, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado e Doutorado, em Educação, na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), na UFBA.

Mestra Janja foi iniciada na Capoeira Angola pelos mestres João Grande, Moraes e Cobra Mansa, e em 1995 fundou o Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil, na cidade de São Paulo, a primeira organização de capoeira angola fundada por uma mulher. O Instituto Nzinga conta hoje com núcleos no Brasil (Salvador, São Paulo e Brasília) e exterior (Moçambique, México, Alemanha e Polônia).

Corpopular: Intersecções Culturais

O programa Corpopular: Intersecções Culturais é um projeto coordenado pelo (Ve)lhaco – Laboratório de História e Artes do Corpo da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado com o apoio do PROEXT – MEC/SESU,  em parceria com diferentes grupos e organizações que fomentam a cultura, tendo como objetivo a promoção do fazer cultural por meio de práticas artísticas e vivências que valorizem e divulguem a cultura popular brasileira.

Iabás: Deusas do amor e da guerra

A apresentação Iabás: Deusas do amor e da guerra é uma realização da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mestre Bimba, com apoio cultural do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Goiás (Sindipúblico), que homenageia o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Busca reverenciar a força e a capacidade de resistência das mulheres, que durante toda a História enfrentaram a escravidão, o machismo e o preconceito, é que essa atividade destaca a exuberância e principalmente, a postura altiva das iabás (orixás femininos).

Programação – 9 a 11/3

Sexta-feira – 09/03

19h – Roda de Prosa com Mestra Janja (Grupo Nzinga/BA)

20h30 – Roda de Capoeira Angola

Local: Liga de Moradores (End. Rua 243 c/ 219 S. Universitário)

Sábado – 10/03

9h às 13h: Oficina de Capoeira Angola com Mestra Janja

Inscrições até o dia 07 de março no e-mail: [email protected] – 30 vagas

Local: Centro de Dança “Lenir Miguel de Lima”, Faculdade de Educação Física (Campus II – UFG)

16h30: Batucagê na Serrinha

17h – Roda de Capoeira Angola

Participações Mestra Janja, grupos Barravento, Calunga, Só Angola, FICA- GO, Angoleiros Sim Sinhô, Meninos de Angola

19h – Iabás: Deusas do Amor e da Guerra

Realização: Afoxé Asè Omo Odé

20h30 – Samba de Roda

Grupo Barravento, Mestre Goyano e convidados

Local: Núcleo de Apoio à Comunidade – NAC (Av. T-15, 2.153, St. Serrinha)

Domingo – 11/03

9h30 – Roda “Ginga Menina”

Participações Mestra Janja e alunas dos grupos de capoeira angola de Goiás

Local: Parque Flamboyant

Informações e Inscrições: [email protected]

Fones: 8111-7335 (Vinícius) e 8257-6453 (Aryanna)

Ginga Menina

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.