O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) confirmou à Justiça Federal de Bauru, por intermédio da Advocacia Geral da União, que retirou 74 vagões e outros equipamentos ferroviários que estavam abandonados na aldeia indígena Araribá, no município de Avaí (39 quilômetros de Bauru). A retirada dos vagões havia sido determinada em liminar da 1ª Vara Federal de Bauru, concedida em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em junho de 2011.
Assim que recebeu a informação, o MPF em Bauru requisitou que a Fundação Nacional do Índio confirmasse a retirada dos vagões. A Funai confirmou as informações do Dnit e informou que acompanhou a remoção dos equipamentos do local.
Os vagões e outros equipamentos ferroviários estavam na aldeia desde setembro de 2010 e, segundo a informação prestada pelo Dnit, que foi juntada ao processo no início deste mês, foram retirados em dezembro passado.
No processo, o Dnit afirmou que os vagões estavam na aldeia indígena por falta de espaço no Pátio de Triagem Paulista em Bauru e que parte do material seria leiloado em abril passado, mas que o leilão não ocorreu devido a atuação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro que questiona pendências a respeito do material junto à Polícia Federal, Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos públicos.
http://www.jcnet.com.br/Regional/2012/02/vagoes-sao-removidos-de-area-indigena-em-avai.html