ThyssenKrupp recebe aprovação para obter créditos de carbono

UTE no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, teve metodologia de funcionamento aprovada

Da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente

O complexo siderúrgico da ThyssenKrupp CSA recebeu sinal verde do Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, da Organização das Nações Unidas, para obtenção de créditos de carbono. A metodologia aplicada na termelétrica instalada no Distrito Industrial de Santa Cruz (RJ) foi aprovada pelo conselho após três anos de análise.

A tecnologia aprovada consiste na geração de energia elétrica a partir do reaproveitamento de calor e de gases do processo siderúrgico. A UTE é a primeira da América Latina a utilizar esse sistema, parecido com o implantado em unidades japonesas e chinesas. Após as análises feitas, foi encaminhada a recomendação da aprovação pelo Painel Metodológico do Secretariado das Nações Unidas para Convenção do Clima (UNFCCC) e contou com três pareceres técnicos com nota A. A decisão abre caminho para a obtenção de créditos de carbono pela empresa.

A UTE tem 490 MW de potência instalada. Desse total, 200 MW são destinados ao consumo próprio enquanto que o restante é vendido ao Sistema Interligado Nacional, por meio do mercado regulado. As próximas etapas da obtenção dos créditos agora são a validação do projeto da termelétrica pela entidade operacional designada, que é uma certificadora independente, e depois a aprovação pelo governo brasileiro, visando o registro do projeto junto ao UNFCCC.

http://www.canalenergia.com.br/zpublisher/materias/Meio_Ambiente.asp?id=85886

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.