“Políticas Públicas, controle social e sustentabilidade: um enfoque para a Rio+20”: 15 de julho, na ENSP/Fiocruz

Este Seminário tem como objetivo contribuir reunindo atores dos três setores sociais em seus diversos níveis, para que se possa coletar informações e sistematizá-las em proposta aberta a ser encaminhada aos três níveis sociais, e que estas venham servir de base para futuras discussões contribuindo para uma melhor e maior participação da sociedade em sua diversidade, até a realização do evento RIO+20 em 4 de junho de 2012 no Estado do Rio de Janeiro.

Esperamos que este evento possa de uma forma participativa e democrática contribuir para um mundo com menos desigualdades sociais, destruições ambientais e uma utilização racional e sustentável dos recursos naturais finitos, resguardando assim a vida humana e dos demais seres viventes no PLANETA TERRRA.

O Seminário ocorrerá no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) na FIOCRUZ em Manguinhos de 08 às 17 horas do dia 15 de junho.

Para quem vai de condução pública o melhor serviço é o TREM, que deixa enfrente a FIOCRUZ. Basta pegar o TREM na Central do Brasil sentido Duque de Caxias e saltar na estação de Manguinhos. Para quem vem de outros ramais basta fazer baldeação na Estação de São Cristovão. Veja a Programação abaixo:

Comércio e Economia Verde

Documento traduzido do site oficial do evento Rio+20.
Clik para baixar o arquivo e saiba um pouco do que estará sendo discutido na RIO+20 em 2012 .

 

Painéis / Temas / Palestrantes:

1º Painel – Resgatando o Passado;

Inicio às 09:00 h., término 09:20 h. com 10 minutos para debates;

 

GILVONEICK DE SOUZA JOSÉ – Técnico em Administração de Empresas e Arte Cênicas.  Ativista ambientalista atuando a 15 anos nas causas socioambientais, tendo participado das três Conferências de Ambiente realizadas no Brasil até o momento, fazendo parte da Comissão Organizadora da 2ª e 3ª Conferências. Presidente da Instituição Ambientalista Defensores Ambientais do Gericinó Mendanha Tinguá (DAMGEMT); Coordenador da Assembléia Permanente das Entidades em Defesa do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro na Baixada Fluminense (APEDEMA RJ), produtor e coordenador responsável pelo Canal de TV Rede Ambiente TV na WEB.

2º Painel – Mega Eventos Internacionais: A sustentabilidade para a Copa do Mundo e a Olimpíada;
Inicio às 09:30 h., término 09:50 h. com 10 minutos para debates;
LEONARDO DE AGUIAR MORELLI – Jornalista e escritor. Autor do livro “Grito das Águas” pela Editora Letra D´Água (Joinville 2003) 3ª edição esgotada. Secretário Geral da Defensoria Social, pesquisador da Agência Latinoamericana para o Desenvolvimento Sustentável e correspondente da Agência Brasil Sustentável com sede em Curitiba-PR.
3º Painel – Conflitos socioambientais na Baía de Sepetiba; o caso da TKCSA;
Inicio às 10:00 h., término 10:20 h. com 10 minutos para debates;

ALEXANDRE PESSOA DIAS – Engenheiro civil sanitarista, mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ. Especialista em Saneamento e Controle Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ. Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). Pesquisador da Rede Brasileira de Habitação Saudável, integrante do grupo de pesquisa FIOCRUZ/CNPq. Atua nas áreas de saneamento, saúde ambiental, promoção da saúde, tecnologias sociais e educação ambiental popular.

4º Painel – Impacto nas comunidades da Baía da Guanabara: degradação, opressão e omissão;
Inicio às 10:30 h., término 10:50 h. com 10 minutos para debates; 

ALEXANDRE ANDERSON – Atuante na Baía de Guanabara se tornou um destacado defensor dos direitos humanos e participa ativamente de diversos fóruns nacionais e internacionais. Por meio da AHOMAR e agora do SINDPESCA, Alexandre tem defendido os interesses de mais de uma centena de pescadores e suas famílias que tiveram sua renda drasticamente diminuída devido à instalação dos gasodutos na Baía de Guanabara que os impedem de pescar.

5º Painel – Economia Solidária / Ações nas Favelas;
Inicio às 11:00 h., término 11:40 h. com 20 minutos para debates;

MARCELO ARANDA STORTTI – Mestre em Educação pela UNESA. Especialista em Educação, Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP) Sevres/França. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro pelo período de 2002 a 2004. Analista de Pesquisa do Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz de 2004 a 2006. Analista Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente de 2007 a 2008. Atualmente Professor do Curso de Especialização em Gestão Ambiental da UNIGRARIO. E Analista de Projetos de Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Local da ONG CARE Brasil.

JOCELINO CAVALCANTE PORTO – Publicitário.  Em 1964 participou da luta  contra a ditadura; Em 1984 participou das diretas já e também para o movimentos social e comunitário; por mais de 15 anos militou na FAFERJ e na FAF-RIO. Em 1992 passa a se dedicar de coração as causas ambientais; participante das Conferências de Saúde e Ambiente. Em 2010 lançou o Projeto FAVELA VERDE .

Intervalo para o almoço 12:00 h., retorno 14:00 h.;

6º Painel – CGU: Formação dos atores para o controle social;
Inicio às 14:00 h., término 14:30 h. com 15 minutos para debates;

MARCELO PALUMA AMBRÓZIO – Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Formação Acadêmica: Economista, com Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial e MBA em Auditoria e Contabilidade. Coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da CGU/Regional/RJ e Coordenador Executivo do Grupo de Trabalho para o Controle Social do Rio de Janeiro (GTCS).

7º Painel – Expectativa da Sociedade Civil para a Rio+20.
Inicio às 14:45 h., término 15:45 h.;Intervalo para o café 15:45 h., retorno ao plenário às 16:00 h., apresentação, leitura, e aprovação do texto base pelo plenário, encaminhamentos e encerramento do Seminário às 17:00 h. 

Para se inscrever, acesse o LINK a baixo:
http://www.ziddu.com/download/15459830/FichadeinscrioSEMINRIOFIOCRUZ.doc.htm.

http://redeambientetv.blogspot.com/p/para-responder-ao-google-adsense.html

Comments (5)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.