Servindi – El pueblo indígena sentinelés, el más aislado del mundo, corre peligro de desaparecer ante la incursión de pescadores y cazadores ilegales de Birmania que buscan las zonas ricas de recursos animales en las islas de Andamán de la India.
En las últimas semanas, alrededor de catorce pescadores ilegales denominados furtivos, fueron arrestados cuando se encontraban pescando ilegalmente en la isla de North Sentinel, hogar del pueblo indígena sentinelés.
Los furtivos capturan tortugas y bucean para conseguir los lucrativos pepinos de mar, para el mercado chino, y también cazan en el bosque de los jarawa. Estos a menudo entran por la carretera ilegal que cruza la tierra del pueblo indígena. (mais…)
Servindi – Por primera vez, alrededor de 200 mujeres indígenas pasaron por el examen de cuello uterino, luego que en los centros de salud del municipio de El Mezquital, en Durango, se detectara ciertas alteraciones en algunas pacientes.
Rosa María Monsivais Chávez, subdirectora de Atención a la Salud de la Mujer de Servicios de Salud de Durango (SSD), dijo que las mujeres indígenas son las más propensas a desarrollar el Virus del Papiloma Humano (VPH), debido a que su cultura aún les impide acudir a las clínicas para realizarse la prueba del papanicolau, que es el primer filtro de la evaluación.
“Incluso si se detectara el VPH, el traslado de las pacientes a centros de salud más especializados, donde practiquen las colposcopías, sería muy costoso”, indicó. Además, el colposcopio es un aparato caro y delicado, que no tienen todos los hospitales de la región. (mais…)
El Cabildo indígena de Cerro Tijeras, en el valle del Cauca, realizó una caminata de 40 días por las comunidades expresando su oposición a los proyectos de grandes mineras en el municipio de Suárez.
Según el vicegobernador Enrique Güetio la minería no crea riqueza sino pobreza y además atenta de forma irremediable contra la madre tierra. (mais…)
Diez niños indígenas entre dos y seis años contrajeron enfermedades graves a la piel tras ingerir agua contaminada en la localidad de Coyaima, capital del departamento de Tolima.La denuncia fue hecha por el gobernador indígena de Tutira, Nelson Peloche, quien indicó que la zona de Coyaima se ha visto gravemente afectada por la contaminación de lixiviados, producto del funcionamiento indebido de un basurero a cielo abierto en la vereda Zaragosa. (mais…)
Alexandre Anderson de Souza, presidente da Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara (AHOMAR, uma associação de pescadores), recebeu uma série de ameaças relacionadas ao seu trabalho como líder comunitário. Ele não está recebendo a devida proteção e agora corre risco de vida.
Como presidente da AHOMAR, que representa mais de 700 pescadores, Alexandre Anderson de Souza lidera a campanha contra a construção de um gasoduto no município de Magé, na periferia do Rio de Janeiro. A AHOMAR argumenta que o gasoduto danificará o meio-ambiente e irá tirar o sustento de milhares de pescadores. Desde abril de 2009, Anderson Alexandre e outros membros da AHOMAR estão sendo ameaçados por policiais, seguranças e supostos “milicianos” – grupos para-policiais que agem como as máfias em várias regiões do Rio de Janeiro. Em 30 de abril de 2009, tentaram baleá-lo quatro vezes. Três semanas depois, em 22 de maio, o tesoureiro da AHOMAR, Paulo César dos Santos Souza, foi espancado e baleado na cabeça na frente de sua esposa e filhos. O assassinato ocorreu seis horas após a interdição das obras do gasoduto, depois que uma vistoria governamental apontou várias irregularidades.
Um grupo de 86 famílias Guarani Kaiowá, do acampamento Ita’y Ka’aguyrusu que realizou uma retomada de sua terra tradicional, no município de Douradina (MS), no dia 04 de setembro, está sendo violentamente atacado por fazendeiros da região neste momento. De acordo com Efigência Guarani, professora da comunidade, os fazendeiros entraram cortando galhos de árvores para bater nas crianças e nas mulheres. Além disso, eles estão soltando fogos de artifício com pólvora para assustar e queimar os indígenas. “As crianças estão apavoradas, correndo sem rumo!”, declarou a professora. Esta é quarta vez, em 17 dias, que produtores rurais invadem o acampamento e atacam os indígenas, inclusive com tiros.
Mudança climática. O Peru é o país que mais sofre com o aquecimento global no mundo. O Equador não fica atrás. Sobe a temperatura, as geleiras estão derretendo, mas há repentinas quedas de temperatura. Ameaça plantações e estilos de vida milenares.
A reportagem é de Silvina Heguy e está publicada no jornal argentino Clarín, 20-09-2010. A tradução é do Cepat.
Gumercinda Catunta faz tempo que anda com a intenção de “semear e colher chuva”. Mas quando vai pedir ajuda às autoridades de Pampamarca obtém sempre a mesma resposta: não há recursos.
Gumercinda repete seu pedido na praça do povo da província de Cuzco, no Peru. Ela tem 41 anos, três filhos e está parada sob o monumento que recorda que estas terras são as de Tupac Amaru e de sua companheira, Micaela Bastidas. (mais…)
Na semana passada o trabalhador rural e integrante do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), José Valmeristo Soares – conhecido como Caribé – foi assassinado no Pará. Três dias depois a polícia prendeu o filho do pastor e ex-deputado federal Josué Bengstson, Marcos Bengtson acusado de ser o mandante do crime.
Ulisses Manaças, coordenador Estadual do MST, afirma que as agressões, que muitas vezes resultam em mortes no Estado não são novidades. Segundo ele, foram mortos quase 700 lideranças nos últimos anos, e 60% dos casos não tiveram o inquérito policial concluído para que as investigações pudessem ser iniciadas.
Antes do assassinato, os trabalhadores rurais fizeram denúncias à Ouvidoria Agrária Nacional, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), à Ouvidoria Estadual, à Defensoria Pública às delegacias de policias a Ministério Público Federal. As razões eram diversas: tiros foram ouvidos na fazenda, líderes do MST foram presos sem nenhum mandado policial ou qualquer documento oficial e retidos na fazenda sem poder buscar alimentos, já que seguranças da propriedade os impediam. (mais…)
[EcoDebate] O número de pessoas passando fome no mundo teve a primeira queda em 15 anos, de 1,023 bilhão, em 2009, para 925 milhões, em 2010, segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A redução absoluta foi de 98 milhões de pessoas, representando 9,6%, em termos relativos. (mais…)
Estudo do IBGE revela pequena redução no número de explorados no Estado
O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que, entre 2008 e 2009, o número de crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) em situação de trabalho no Ceará foi reduzido em apenas 115, saindo dos 293.783 (13,58% da população nesta faixa etária) para 293.668 (equivalente a 13,46%). Apesar da inexpressiva redução, o Estado saiu da vergonhosa terceira posição no ranking nacional para o ainda lamentável quinto lugar, ficando à frente apenas do Tocantins (15,75%), Piauí (15,05%), Rondônia (14,93%) e Santa Catarina (14,46%).
“Os dados apontados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, mostram que, na verdade, a mudança de posição do Ceará no ranking se deveu ao fato de a proporção de crianças e adolescentes em situação de trabalho ter crescido frente à população ocupada em outros Estados, enquanto tivemos, aqui, uma redução de 0,12 ponto percentual”, explica o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. (mais…)