Representante Indígena foi selecionado pelo Departamento de Direito Internacional

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Bill Karajá foi selecionado de novo pelo Departamento de Direito Internacional para participar da Décima Quarta Reunião de Negociação do Projeto de Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas da Organização dos Estados Americanos – OEA, que acontecerá de 16 a 20 de abril de 2012, em Washington D.C, nos Estados Unidos

Atualmente, os povos indígenas no Brasil continuam os seus direitos fundamentais violados pelo Governo Federal, Estaduais e Municipais, e também, multinacionais. Inclusive, o Estado de Mato Grosso viola a Constituição Federal no caso remoção do Povo Xavante. O Estado Brasileiro não respeita a Convenção Internacional ratificado e aprovado pelo Senado, a partir dai considerar ou integrar no ordenamento jurídico. Participando da reunião pela segunda vez da OEA pensando no futuro dos Povos Indígenas e também o governo sensível e que aplique os direitos reconhecidos e amplamente debatido.

Atual o governo vem burlar a Convenção Interamerican dos Direitos Humanos no caso Belo Monte e agora a recomendação da Organização Internacional do Trabalho – OIT, e participei da Quarta Sessão de Mecanismo de Especialista em Direitos dos Povos Indígenas da ONU na Genebra onde tive oportunidade denunciar o Estado Brasileiro por violar os Direitos Humanos dos Povos Indígenas ainda está solucionado o problema de terra, criminalização de lideres indígenas, omissão das instituições governamentais.

Observamos que a saúde indígena da nossa região é precária e sem transporte, e recentemente vinculo no site da Globo sobre o esquema de desvio do recurso da saúde indígena DSEI Araguaia apontado pelo Ministério Publico Federal, enquanto o povo Karajá sem transporte e inclusive, a falta de transporte na minha aldeia Teribre e também a Coordenação Técnica Local sem atenção da Coordenação Regional de Palmas ou de Brasília se encontra com dificuldade de executar o seu trabalho ou atender os povos indígenas da região. E representa a Iny Mahadu Coordenação na reunião internacional, nacional e regional, e local.

Incentivamos os nossos jovens a estudarem na Universidade criada pelos movimentos indígenas. Sonhamos no fortalecimento das organizações indígenas no Brasil e continua alimentando o sonho da melhoria para os nossos povos indígenas. Substituímos a nossa flecha e nosso arco pelo manejo da lei nacional e internacional. No Fórum Permanente das Questões Assuntos Indígenas que acontecera no dia 07 a 18 de maio, Nova Iorque será o debate mais interessante sobre a Doutrina de Descobrimento e Reparação dos Danos e muita morte dos indígenas aos longos tempos até a morte de lideres indígenas pelos fazendeiros.

Espero que representantes indígenas das nossas organizações indígenas estudem para este debate do Fórum da ONU. Como qualidade de Especialista em Direitos Humano dos Povos Indígenas, líder Indígena Internacional faço parte do Povo Karajá fazendo a minha arte na defesa dos direitos indígenas e da criação da lei internacional ou convenção internacional como o Projeto de Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas da Organização dos Estados Americanos – OEA pela qual estarei na mesa de negociação.

Agradeço o meu Povo Karajá pelo apoio recebido através do Iny Mahadu Coordenação – IMC, e também, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônica Brasileira – COIAB e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB que estão atuando pela melhoria de qualidade de vida dos Povos Indígenas no Brasil e também denunciando a omissão das instituições Governamentais que trata das questões indígenas na atualidade.

Bill Karajá estará presente na reunião da COIAB em Manaus, de 27 a 30 de março.

http://www.jreporterdoaraguaia.com/products/a26-03-2012-representantes-indigenas-foi-selecionado-pelo-departamento-de-direito-internacional-/

Enviada por Domilto Inaruri Karaja.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.