Tempo em Curso: “A variável cor nas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego – comentários sobre os metadados”

Enquanto o portal do LAESER não volta ao ar, é possível acessar a edição de dezembro de 2011 do boletim eletrônico mensal do Laboratório no seguinte link: http://www.slideshare.net/laeserieufrj/tec-2011-12

O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. A origem dos dados é a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este número do “Tempo em Curso” traz um estudo especial que consiste em uma comparação entre os indicadores do mercado de trabalho gerados pelas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as bases de dados do IBGE.

O estudo se motiva pelo fato de que a partir do ano de 1999 o MTE incorporou a variável cor ou raça às estatísticas da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as liberando para o público, mediante pedido especial, a partir do ano de 2008. A partir do ano de 2009, o LAESER passou a ter acesso àquelas informações, passando a tratá-las sistematicamente a partir do ano de 2010.

Assim, neste número do “Tempo em Curso” são feitas análises comparativas entre uma e outra fonte levando em consideração suas características gerais, incluindo a forma pela qual ambas captam a variável cor ou raça.

Este estudo terá continuidade nos próximos dois números do “Tempo em Curso” e antecipa a incorporação das estatísticas do MTE na publicação eletrônica do nosso Laboratório.

Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.

Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.