Vitória dos Garis: Dois comentários para a nossa reflexão

Foto: Mídia Ninja
Foto: Mídia Ninja

Por Ivana Bentes

Mídia de mobilização! Formação politica de rua e mídias-redes! E a mídia de mobilização nas redes impulsionou a onda laranja para além das ruas e dos guetos. Depois de uma semana de desqualificação, suspeitas e dissuasão do movimento dos garis, pela mídia corporativa, o Jornal Nacional deu “uma linha” seca e rápida sobre o fim vitorioso da greve, sem qualquer imagem de celebração!

Nas redes, as imagens e memes dos garis postadas pelos midialivristas inundaram as timelines. A transmissão ao vivo pela Midia Ninja mostrou o movimento desde o primeiro ato e fez circular fotos lindíssimas. Imagens que dão cara, singularizam e produzem comoção. O “ao vivo” nas redes traz a experiência de “estar na rua” e é hoje uma ferramenta decisiva para os movimentos populares. 

Muitos garis compartilharam suas imagens pelos celulares. A linguagem usada nas ruas de um carnaval-politico, com marchinhas criticas, a linguagem do humor e dos memes na redes, e a própria estratégia dos garis de deixar o lixo acumular, apodrecer, feder e incomodar até o limite são formas complementares e táticas de pressão e visibilidade!

Uma aula de ativismo e de comunicação com a cidade! Viva os garis e a mídia livre e autônoma varrendo a velha politica, o sindicalismo engessado e a velha mídia! Formação politica de rua, “agitprop” e mídias-redes!

***

Por Juarez de Queiroz Campos 

Foi uma vitória deles, e só deles… sem sindicato, sem partidos, sem blackblocs, sem quebradeira, sem velha mídia, sem nova mídia, sem redes sociais, sem políticos, sem estudantes, sem intelectuais, sem nada… ganharam sozinhos… como sempre estiveram, eles que vivem junto ao nosso lixo, ao descaso, ao desrespeito, vítimas da ausência de transportes e de saneamento, vivendo no cotidiano da violência dos morros, de uma vida arriscada que se faz correndo ao lado dos caminhões!! Venceram sozinhos a truculência do prefeito… e sozinhos ganharam a guerra que os professores perderam…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.