Disciplina especial na UFMG abordará saberes tradicionais afro-descendentes e indígenas

kaiowa-01Cedefes

Os professores César Guimarães, Luciana de Oliveira (Departamento de Comunicação) e Rosângela de Tugny (Escola de Música), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), da UnB, coordenado pelo prof. José Jorge de Carvalho, convidam para uma disciplina especial a ser ofertada no 1o semestre de 2014, aberta aos alunos de graduação de todos os cursos da UFMG, com apoio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Denominada Laboratório em Comunicação Social: Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais (código COM 351, às terças e quintas, de 14 h às 16:30 h), ela será conduzida por mestres dos saberes tradicionais afro-descendentes e indígenas. O objetivo da disciplina é introduzir na Universidade o contato com outras lógicas cognitivas baseadas em conhecimentos não-escolares e não-eurocêntricos, gerados sob outras modalidades de produção, transmissão e transformação. Propõe-se um diálogo simétrico com os saberes de matrizes indígenas e afrodescendentes e com a produção do conhecimento científico e artístico em diversas áreas de conhecimento deles decorrentes.

A disciplina funcionará em 5 módulos. Os mestres serão acolhidos por professores parceiros da UFMG, de diferentes departamentos.

Os mestres e os professores que atuarão nos 5 módulos são os seguintes:

1) Cultura e cultivos dos quilombos

Mestre Tiana (Sebastiana), do quilombo Carrapatos da Tabatinga (Bom Despacho, MG) e mestre Badu (Sílvio de Siqueira), do quilombo Mato do Tição (Jaboticatubas, MG). Prof. parceiro: Rubens Alves da Silva (Escola de Ciência da Informação).

2) A dinâmica das manivas do Médio Solimões

Dona Maria Eugênia e Dona Margarida, mestras do cultivo de maniva (mandioca) do Alto Solimões (AM). Profa. parceira: Deborah Lima (Departamento de Antropologia).

3) A cosmociência Guarani Kaiowá

Mestre Valdomiro Flores e Valmir Cabreira e Genito Gomes (assistentes). Profa. parceira: Luciana de Oliveira (Departamento de Comunicação).

4) Cantos afro brasileiros: brincando e resistindo na tradição

Mestres da comunidade dos Arturos, de Contagem (MG). Profa. parceira: Glaura Lucas (Escola de Música).

5) Territórios do barro

Mestres Ceramistas Xacriabá Dalzira e Manuel (MG). Professores parceiros: Ana Gomes (Faculdade de Educação), Cristiano Bickel (EBA) e João Cristeli (EBA).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.