Movimentos convocam protesto em frente ao Shopping Vitória

Arrastão contra o racismo

Por Douglas Belchior, na Carta Capital

No último dia 30 de novembro a PM do Espírito Santo reprimiu e expôs de forma desnecessária dezenas de jovens que se refugiaram no Shopping Vitória. Segundo relatos dos jovens, eles estavam fugindo da perseguição da própria polícia, que acabara à força com um baile funk que acontecia no píer ao lado. As imagens da ação fora compartilhadas aos milhares nas redes sociais e causaram comoção.

O movimento negro e outros movimentos sociais, em resposta a esta postura da PM, estão convocando o ato batizado “Arrastão contra o racismo”, prometendo armar um grande baile funk a céu aberto, em frente ao Shopping.

Abaixo o texto de convocação divulgado por um evento do Facebook.

“É som de preto de favelado, mas quando toca ninguém fica parado”.

Com esse espirito e sentimento, que convidamos a todas e a todos a se juntarem conosco sábado no Grande Baile Funk “Arrastão contra o racismo”. A concentração acontecerá na entrada principal do Shopping Vitória às 15 horas.

O objetivo do baile é contrapor o último episódio do dia 30 de Novembro, quando a entrada de um grupo de funkeiros no Shopping Vitória foi classificada como um “arrastão”. De acordo com o próprio Shopping Vitória, não houve dano a nenhuma loja, e mesmo assim presenciou-se uma atuação tenebrosa da PM-ES que submeteu jovens negros, por serem ou parecerem funkeiros (e só por isso!), a uma encenação violenta dos procedimentos mais humilhantes realizados nos presídios capixabas. A mensagem de tamanha humilhação pública é um claro alerta das elites aos que se “esquecem” do seu lugar na sociedade.

Por isso vamos todos e todas bem caracterizados (estilo funk), contra a criminalização do funk e de sua linguagem como o “proibidão” e “pancadão”, além da falta de políticas públicas em defesa do estilo musical como cultura da periferia. A humilhação que esses jovens passaram se materializou com um tapa que estalou na face de todas as pessoas negras no mês da consciência negra.

Na oportunidade, propomos:

Desmilitarização da PM;
Fim do Extermínio da Juventude Negra;
Democratização da mídia;
Valorização da cultura negra e implementação da Lei 10.639/03;
Recorte histórico e cultural visando à descriminalização do funk;
Fim do racismo institucional;
Contra a redução da maioridade penal;
Retratação imediata do Shopping Vitória;
Afastamento do comandante da ação;
Afastamento do Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social;
Retratação do Governador Renato Casagrande.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.