Comunidade quilombola Lagoa dos Campinhos, no município de Amparo de São Francisco, está sem coleta regular
Ministério Público Federal em Sergipe
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou uma ação civil pública contra o município de Amparo do São Francisco, a 116 quilômetros da capital, por problemas na coleta de lixo no povoado Pontal dos Crioulos, na comunidade quilombola Lagoa dos Campinhos.
Os quilombolas relataram ao MPF/SE que eles mesmos têm se responsabilizado pelo trabalho de coleta de lixo, principalmente no povoado Pontal dos Crioulos, um dos quatro que compõem a comunidade. O município, entretanto, não tem feito o recolhimento desse lixo coletado. Com isso, nos períodos de chuvas, os resíduos sólidos se espalham e contaminam o Rio São Francisco e a Área de Preservação Permanente Lagoa dos Campinhos.
Em resposta às requisições do MPF, a prefeitura disponibilizou coletores nos quatro povoados, mas não regularizou a coleta dos resíduos sólidos. Para a procuradora da República responsável pela ação, Lívia Nascimento Tinôco, a ineficiência da coleta periódica compromete a saúde da comunidade local, além de poluir o meio ambiente podendo afetar, inclusive, a subsistência de diversas famílias quilombolas. (mais…)