Notícias urgentes que chegam de Belo Monte!

Por Marquinho Mota

Falei agora com um companheiro nosso que está em Belo Monte, e ele disse que houve uma revolta no Sítio Pimental por conta do local onde está sendo realizado o pagamento dos salários.

Os trabalhadores alojados costumam receber na cidade de Altamira. Agora, o CCBM resolver pagar no próprio Sítio. O problema é que assim a saída deles do canteiro para ir à cidade fazer compras, dar uma volta e ver o mundo se torna mais difícil. Então eles se rebelaram por lá, pararam tudo, houve conflitos e 100 trabalhadores foram demitidos e saíram escoltados pela Força Nacional de Segurança de lá do canteiro.

Além disso, houve outro conflito em virtude de uma onça que matou um trabalhador (e a Força Nacional, em consequência, matou a onça). Não há mais detalhes a respeito deste episódio, mas há um clima de revolta e tensão entre os alojados do Pimental por conta do isolamento, da exploração, da repressão e da humilhação.

Neste momento não há mais greve, mas outra paralisação pode estourar a qualquer momento. Também não há informações sobre greve em outros canteiros. De todo modo, a data-base dos trabalhadores filiados ao SINTRAPAV (Sindicato da Pesada), que representa legalmente os operários de Belo Monte é em Novembro. Já são os sinais de uma possível forte campanha salarial que pode acontecer daqui a dois meses.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.