Livro sobre a impactos do Petróleo na Baia da Guanabara e no Brasil será lançado em Caxias

Livro-50-anos-de-REDUC50 anos da refinaria de Duque de Caxias e expansão da indústria petrolífera no Brasil: conflitos socioambientais no Rio de Janeiro e desafios para o país na era do Pré-sal é o novo título a ser lançado, em 19 de setembro, quinta-feira, pelo Fórum dos atingidos pela indústria do petróleo e petroquímica nas cercanias da Baia de Guanabara (FAAP-BG), do qual a FASE faz parte. O evento será às 18h30min, na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, Praça do Pacificador, Centro, Duque de Caxias (ao lado do Teatro Raul Cortez).

A publicação reúne textos de 24 autores que garantem a reflexão panorâmica sobre o passivo ambiental e social deixado pela indústria do petróleo no litoral brasileiro – especialmente na região metropolitana do Rio. Também estão apresentados desafios impostos pela expansão da indústria diante da exploração do pré-sal. Os textos foram organizados por Julianna Malerba, da FASE e pelo pesquisador Sebastião Raulino. Ambos militam no FAAP-BG.

Na apresentação, o professor Henri Acselrad (IPPU/UFRJ) dá o tom dos debates. Deixa claro que a ‘questão ambiental’ não diz respeito, como quer fazer crer o despolitizado senso comum, a escolhas técnicas mais ou menos ‘ecológicas’. Escreve: “[A questão ambiental diz respeito] à disputa entre diferentes formas de apropriação e uso dos recursos naturais – terras, águas, atmosfera e sistemas vivos -, por um lado, fonte de sobrevivência para os povos e, por outro, fonte de acumulação de lucros para grandes corporações”.

O livro revela também que as vantagens enunciadas pelo discurso do desenvolvimento desde a década de 1960, quando da instalação da REDUC, não geraram a distribuição esperada de seus benefícios. Leitores descobrirão, por exemplo, que o município que abriga a refinaria – Duque de Caxias-, chegou a ter o 8º maior PIB entre municípios brasileiros em 2000, muito em função da atividade industrial motivada pela refinaria. No entanto, ostentava, em 2008, o 1786º lugar quando o ranking era o de ‘desenvolvimento humano’ entre mais de 5 mil municípios.

O lançamento será acompanhado de uma mesa de debates.

O FAPP-BG foi criado no seminário 50 anos de REDUC: ganhos, perdas e danos, que também originou este livro. O evento com participação de mais de uma dezena de instituições, hoje agrupadas no Fórum, refletiu também pela diversidade de atores a significância e extensão dos danos socioambientais na região.

SERVIÇO

Lançamento do livro 50 anos da refinaria de Duque de Caxias e expansão da indústria petrolífera no Brasil: conflitos socioambientais no Rio de Janeiro e desafios para o país na era do Pré-sal

Quando?

19 de setembro, às 18h30min

Onde?

Biblioteca Leonel de Moura Brizola, Pç do Pacificador, Centro, Duque de Caxias (ao lado do Teatro Raul Cortez).

Como chegar (vindo do Rio)?

De trem: Pegar o trem na Estação Central em direção à Saracuruna e saltar na estação Caxias.Atravessar a passarela. A biblioteca estará quase em frente.

De ônibus:  Pegar o ônibus Central-Caxias via Linha Vermelha (urbano) ou o Castelo- Caxias (luxo), da empresa Limousine Carioca e parar na Praça do Pacificador.

De carro: Linha Vermelha, saída da Avenida Presidente Kennedy, Duque de Caxias. Siga direto, passando pela Praça do Pacificador, centro comercial de Duque de Caxias, onde está a Biblioteca, um prédio branco.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.