Jovens indígenas: novos protagonistas da luta em defesa dos direitos indígenas

0d422469a7bfe49699e19d8d898530d7_M

Conselho Indígena de Roraima – A juventude indígena de Roraima decidida a fortalecer a luta e autonomia dos povos indígenas, assumindo o protagonismo político em defesa dos direitos, realizam o III Encontro Estadual da Juventude Indígena 2013. O Encontro que reunirá jovens das nove etnorregiões do Estado acontece de 15 a 17 de setembro, na comunidade indígena Barro, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Pacaraima/RR.

A base do lazer, da animação e troca de experiências, os novos protagonistas irão discutir nos três dias, assuntos referentes à participação da juventude no movimento, assim como a análise de conjuntura política da questão indígena, além dos desafios da juventude, pauta de encerramento do evento. Para o primeiro contato, haverá uma troca de experiência e realidades entre os jovens das nove etnorregiões e de outros Estados.

Uma forma de contribuir com os debates e apresentar propostas a juventude, foram convidadas as organizações indígenas, representantes de instituições públicas, entidades sociais e indigenistas. A expectativa é reunir 300 participantes.

O organizador do evento, o jovem indígena Junior Nicácio, do povo Wapichana, da região da Serra da Lua, Terra Indígena Manoá/Pium destaca que a realização do III Encontro vem para fortalecer cada vez mais o movimento indígena, consolidar e assumir o compromisso com as lideranças que lutaram historicamente e que atualmente sentem a necessidade da presença e participação dos jovens nesse processo de luta em defesa dos direitos indígenas. Junior Nicácio tem a expectativa de que os jovens tenham essa iniciativa de assumir perante a sua comunidade, o seu povo, esse protagonismo responsável e de compromisso.

O parixara e os cantos tradicionais serão as atrações das noites culturais, momentos de revitalização e valorização da cultura indígena, um foco importante e fundamental que marca o protagonismo político, social e cultural do movimento da juventude indígena de Roraima. A chegada dos jovens à comunidade indígena Barro será no sábado, 14, e retorno no dia 18.

Mobilização contra a PEC 215 

Além da programação do Encontro, os jovens também vão seguir a programação da mobilização local contra a PEC 215, que acontece no dia 15 nas comunidades indígenas da Pedra Branca, Socó, Tamanduá e São Francisco, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã. Será um ato único dos povos indígenas de Roraima em protesto e repúdio contra a instalação da PEC 215, ocorrida no dia 10, bem como contra a primeira audiência da Comissão, já marcada para o dia 18 de setembro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.