Hidrelétrica São Manoel: Governo marca audiência pública, não muito pública, com lideranças indígenas, por Telma Monteiro

UHE São Manoel e a TI Kayabi Imagem editada por Telma Monteiro
UHE São Manoel e a TI Kayabi
Imagem editada por Telma Monteiro

Por Telma Monteiro

A falta de transparência é uma característica do setor elétrico (de todos os setores, aliás) do governo federal. Marcam audiências que chamam de públicas e não comunicam à sociedade civil e não cogitam da participação do ministério público. O absurdo agora é a reunião com os indígenas marcada secretamente.

Apesar de todas as falhas e irregularidades do licenciamento ambiental da UHE São Manoel, a 300 metros da  divisa com TI Kayabi, no rio Teles Pires, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) marcou para os dias 11 e 12 (amanhã e quinta-feira), uma audiência pública para apresentação do Estudo do Componente Indígena (ECI). 

O evento ocorrerá no município de Alta Floresta (MT), das 8 às 18 horas, no auditório “KK Eventos”, e estão previstas as presenças de 30 lideranças Kayabi, 12 lideranças Apiaka, 20 lideranças Munduruku. Os indígenas serão levados de suas bases locais e de Jacareacanga por aviões da FAB. A EPE solicitou que a PM faça a segurança do local e informou  que a PF estará presente.

A comitiva do governo terá cinco representantes da Funai, seis da EPE e um do Ministério de Minas e Energia.

Um ofício à PM assinado pelo diretor da EPE, Amílcar Guerreiro, informa que participarão 74 pessoas. Isso mais parece uma reunião fechada e com nomes pré-definidos. Será que o resto da sociedade perdeu o direito de participar de “audiência pública”?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.