Assessoria de Comunicação Cimi/Xingu Vivo
A Justiça Federal de Altamira determinou nesta terça-feira, 28, que seja realizada a reintegração de posse do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região de Altamira (PA). Ocupada desde ontem por 170 indígenas que reivindicam a suspensão de obras e estudos de hidrelétricas na Amazônia, o principal trecho da barragem está com os trabalhos parados pela segunda vez no mês.
Um oficial da Justiça Federal esteve no canteiro para entregar o documento da reintegração aos manifestantes. A leitura do documento não causou espanto aos indígenas, que rasgaram o documento na frente do oficial, de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de cerca de 40 homens da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tropa de Choque, Rotam e Polícia Civil. Depois eles dançaram e cantaram.
O juíz Sérgio Wolney Guedes, da comarca de Altamira, deu um prazo de 24 horas para que os indígenas saiam pacificamente da obra. Os indígenas afirmam que não sairão por ordem judicial, e exigem a presença do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República. (mais…)

Redes e organizações de direitos humanos estiveram em Brasília nos dias 21 e 22 de maio para a escolha dos representantes da sociedade civil que farão parte do Grupo de Trabalho responsável pelo acompanhamento e monitoramento da implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).
Tradução de Jô Amado/ Edição de Larriza Thurler / Informações de Mary Elizabeth Williams, no
Repórter Brasil
Associação do Povo Indígena Karitiana Akot Pytim Adnipa, no 


Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando