Indígenas de todo o mundo se reúnem na ONU para discutir cultura, educação e saúde

551230-indigenous

ONU – Cerca de 2.300 indígenas são esperados para discutir temas como cultura, educação e saúde durante a 12ª sessão do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas das Nações Unidas, que incluirá um foco especial na juventude, nos grupos indígenas na África e na importância de reforçar os laços com as instituições financeiras internacionais.

O evento começou nesta segunda-feira (20) e segue até o dia 31 de maio na sede da ONU em Nova York.

“Devemos ter uma melhor compreensão das visões e valores dos povos indígenas ao envolvê-los na tomada de decisões e fornecer uma plataforma para questões que afetam suas vidas e meios de subsistência”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em uma mensagem na abertura do fórum. A mensagem foi entregue pelo subsecretário-geral para assuntos econômicos e sociais, Wu Hongbo.

A abertura do fórum inclui discussões sobre questões indígenas a partir da perspectiva dos jovens com base nas conclusões de um relatório da Reunião do Grupo de Peritos das Nações Unidas, realizada em janeiro de 2013, sobre as identidades, desafios e esperanças da juventude indígena. Dos 370 milhões de indígenas do mundo, cerca de 67 milhões são jovens, de acordo com o relatório.

A juventude é uma das áreas prioritárias da agenda de Ban Ki-moon. O secretário-geral iniciou o desenvolvimento de um plano de ação sobre a juventude (SWAP, na sigla em inglês) para aprofundar o foco nos jovens dentro dos programas da ONU já existentes, nomeando Ahmad Alhindawi como seu enviado sobre a juventude.

No final da semana, o fórum vai se concentrar em questões relacionadas especificamente com os cerca de 50 milhões de pessoas indígenas que vivem na África, que além de lutar contra reivindicações de suas terras e na competição por recursos naturais também enfrentam desafios pelo reconhecimento de sua identidade.

O fórum pretende também reforçar os laços com as instituições financeiras. O evento vai incluir diálogos aprofundados com o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Asiático de Desenvolvimento e a Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), com o objetivo de rever o desenvolvimento e adoção de políticas e mecanismos para o envolvimento e participação efetiva dos povos indígenas.

As principais reuniões do fórum serão transmitidas pela TV da ONU, acesse aqui.

Enviada por Flávio Aldeia Maracanã Bittencourt para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.