As Pastorais Sociais do Regional Nordeste 2, por ocasião da sua 22 ª Assembleia Regional realizada no período de 03 a 05 de maio de 2013, na cidade de Palmeira dos Índios-AL, se solidariza e apoia a causa dos Povos indígenas do Brasil, por meio desta, repudiando a ação que o Estado Brasileiro vem praticando contra os Povos Indígenas no Brasil.
Recentemente, no último dia 26 de abril de 2013, a cidade de Palmeiras dos Índios, em Alagoas, foi palco de uma discussão que se arrasta a décadas: a demarcação das terras indígenas do Povo Xukuru Kariri. Desde a década de 50, os mesmos, lutam pela demarcação de suas terras, cerca de 7.073 hectares, conforme os estudos de identificação feitos pela FUNAI. Durante esse tempo o povo Xukuru Kariri, sofre o descaso das autoridades locais e ameaças dos fazendeiros, que recentemente receberam o reforço do Senador Fernando Collor de Melo, para retirar dos índios o direito as suas terras tradicionais. Índios que tem toda uma história de vida e luta nessas terras por eles ocupadas. Hoje ameaçados e correndo risco de morte por buscarem um direito que lhes assiste e que está garantido na Constituição Federal.
Sendo assim, percebemos que o Estado brasileiro colabora com o cenário de violência e espoliação dos povos indígenas, pois não cumpre o artigo 231 da Constituição Federal (CF), que reconhece aos povos indígenas o respeito à sua organização social, costumes, línguas, crenças, tradições e direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam. Não cumpriu o artigo 67 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que obriga a União a concluir a demarcação das terras indígenas no prazo de cinco anos, a partir de 1988. Anda em descompasso com as normas internacionais, particularmente com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho. (mais…)
Ler Mais