O Imparcial Online
A Vale comunicou, nesta segunda-feira (29) que obteve, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, a licença ambiental para operar o terminal ferroviário de Ponta da Madeira.
A licença ambiental expedida permite o funcionamento de todas as novas estruturas construídas: pátios de recepção, linha de acesso aos viradores de vagão (5 e 6), sede de manutenção eletroeletrônica e prédio administrativo do abastecimento.
O empreendimento faz parte do plano do grupo de expandir a capacidade logística de seu projeto em Carajás, no Pará. O projeto é dividido em uma porção em terra e outra em alto-mar.
A mineradora já havia conquistado no início de abril a licença de operação portuária para o CLN 150, incluindo a parte onshore (em terra) e offshore (em alto mar). O CLN 150 permite a expansão da capacidade logística de Carajás para 150 milhões de toneladas métricas anuais. Além das obras no terminal ferroviário e Píer IV, o CLN 150 inclui a expansão de parte da Estrada de Ferro Carajás.
A nova licença permite o início de funcionamento dos pátios de recepção, das linhas de acesso aos viradores de vagão, das estruturas destinadas ao trem de passageiros, da sede da manutenção eletroeletrônica e do prédio administrativo local.
—
Enviada por Edmilson Pinheiro.