ASCOM ARPIN SUL – Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul
Amanhã será o último dia de encontro dos 98 povos que participam do Abril Indígena – Mobilização Nacional em Defesa dos Territórios Indígenas, em Brasília. Desde segunda-feira (15), aproximadamente 700 indígenas participam desta edição para discutir sobre o atual cenário político paras as comunidades e para modificar as questões sobre a demarcação de terras, principalmente sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere para o Legislativo o poder de homologar as terras indígenas.
No início da noite desta terça-feira, todos os indígenas que participam do evento ocuparam a sessão do Plenário da Câmara para protestar contra a PEC 215. Foi a única maneira encontrada para chamar a atenção da mídia brasileira para esse tema que desde o ano passado tem sido tratado de maneira irrisória pela falta de detalhes do impacto para as comunidades indígenas no Brasil.
A mobilização chegou ao fim após o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) agendar uma reunião para o dia seguinte. De acordo com o representante da Comissão Nacional da Juventude Indígena, Marcio Kokój, este é um momento de reflexão na política brasileira sobre as bases partidárias e a maneira como eles têm atuado desfavoravelmente às comunidades indígenas. “Toda bancada petista hoje, vai ter que se reunir para verificar a questão do partido. Porque eles apoiaram e vão sofrer a pressão da oposição que também apoiou o presidente da câmara pra eleição”, ressalta. (mais…)