Moradores resistem à desocupação no Jardim Botânico do Rio

Vladimir Platonow* – Agência Brasil

Rio de Janeiro – Moradores de uma área pertencente ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro resistem pelo segundo dia seguido à ordem judicial de despejo de quatro famílias. Oficiais de Justiça estão desde o início da manhã de hoje (4) tentando cumprir a determinação, com apoio de policiais militares do Batalhão de Choque. Policiais federais também acompanham a ação.

O acesso às casas foi bloqueado com uma barricada de galhos, madeiras e arame farpado. No total, 620 casas foram construídas na área ao longo dos últimos oitenta anos. A União pede a reintegração de posse de parte desses imóveis para devolver ao Jardim Botânico, que deseja utilizar a área para fins de expansão.

Os moradores avaliam proposta de transferência para três imóveis, que primeiro precisariam passar por reformas. Enquanto isso, as famílias ficariam alojadas em abrigo da Fundação Leão 13, usado para atendimento a moradores de rua. Uma comissão foi conhecer os locais propostos, mas a maior parte não abre mão de permanecer no local.

*Edição: Davi Oliveira

Comments (1)

  1. Que absurdo. Conheci ali algumas casas, muito antigas, lindas, na mata, com moradores cinquentenários, felizes, que não impactaram a mata… Os que conheci são pessoas humildes e trabalhadoras. Mais um conflito Meio Ambiente x Direito Humano à moradia, com o argumento “preservacionista”, como se as comunidades ali não fossem as próprias responsáveis pela preservação daquela paisagem. Muitos são herdeiros dos funcionários antigos do Jardim Botânico, nossa quanta injustiça.E o Globo ainda estampou hoje na primeira página: Vitória do Verde! Francamente.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.