O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a Secretaria de Políticas para as Mulheres(SPM/PR), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres divulgaram dia 8/3, Dia Internacional da Mulher, os nomes das (os) ganhadoras (es) da 8ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.
Este ano, o certame recebeu 5.134 inscrições sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 417 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 237 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 4.100 da categoria Estudante do Ensino Médio, e 76 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero. Esta edição bateu recorde no número de inscrições com relação aos anos anteriores, com números expressivos em todas as categorias.
O prêmio tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no país, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos.
A premiação consiste de R$ 46 mil em dinheiro para estudantes e graduados, R$10 mil para cada escola promotora da igualdade de gênero, Laptops, computadores e nove bolsas de estudo do CNPq, nas modalidades de Iniciação Científica até o Doutorado. Os professores orientadores recebem assinatura anual da Revista Estudos Feministas e Cadernos PAGU.
(mais…)