Uma das reivindicações apresentadas foi a necessidade de acompanhamento da demarcação de terras indígenas
Lideranças indígenas pataxó e tupinambá oriundas do extremo sul baiano reuniram-se com a subprocuradora-geral da República Maria Eliane Menezes de Faria, membro da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, que trata de questões relativas a populações indígenas e comunidades tradicionais, na última quarta-feira, 28 de novembro, na Procuradoria Geral da República.
Uma das reivindicações abordadas foi a necessidade de acompanhamento da demarcação de terras indígenas, com intervenção junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) para o cumprimento de prazos de entrega de relatórios antropológicos. Na ocasião, os indígenas detalharam os conflitos vividos por causa da falta de demarcação.
Os presentes também defenderam a intervenção para o pleno funcionamento da Coordenação Regional da Funai no sul da Bahia e o deslocamento de grupo de trabalho para a conclusão dos trabalhos de levantamento fundiários das terras indígenas Pataxó e Tupinambá do extremo sul da Bahia.
Outros pleitos destacados foram a instalação de base da polícia comunitária na terra indígena Pataxó Coroa Vermelha e a promoção de segurança contra a violação de direitos.
As demandas apresentadas durante a reunião serão encaminhadas à Procuradoria da República no Município de Eunápolis (BA) para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
—
http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/camara-de-populacoes-indigenas-recebe-liderancas-pataxo-e-tupinamba