Arraial do Cabo, cidade que abriga uma das mais importantes Reservas Marinhas do Brasil, sedia, entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro o II Encontro Nacional das Reservas Extrativistas Costeiros-Marinhos Federal. As reuniões acontecem com representantes de reservas de todo o país, incluindo da Amazônia, e estão acontecendo no Guarani Esporte Clube, a partir das 9h. À noite, em diversas praças da cidade, irão acontecer apresentações culturais com grupos folclóricos de todo o país, com danças como carimbó e outras.
Este encontro tem como objetivo avaliar as proposições/deliberações tiradas durante o I Encontro Nacional das Reservas Extrativistas Costeiro-Marinhas realizado em novembro de 2010 em Bragança/PA, que trataram de consolidação territorial, políticas públicas e cadeias produtivas, gestão participativa e gestão de conflitos, bem como estabelecer novas propostas ou formas para a implementação e gestão destas áreas.
Além disto tem a proposição da unificação de pauta dos extrativistas costeiros e marinhos com os extrativistas da florestas.
De acordo com um dos organizadores do evento, Francisco Guimarães Neto, o Chico Pescador, cerca de 150 pessoas estarão participando do evento.
– É um momento muito importante na luta pela preservação das reservas costeiras nacionais e ainda melhor, onde teremos a participação dos extrativistas das reservas amazônicas também – festejou.
—
Compartilhado por Quilombando Griot.
http://reporterrenatacristiane.blogspot.com.br/2012/11/encontro-nacional-de-reservas-marinhas.html