MP investiga envenenamento de água de comunidade indígena no MS

Moradores fizeram fotos e vídeos de rio coberto de espuma branca Foto: MPF/Divulgação

O Ministério Público Federal investiga uma possível contaminação do córrego Ypo´i, que fornece a água da comunidade indígena de mesmo nome, em Paranhos, no Mato Grosso do Sul. O MPF de Ponta Porã, a 200 km do local onde foi denunciada a possível contaminação, também pediu com urgência a presença de técnicos para fazer perícia na água.

Segundo os indígenas de Ypo´i, na última quarta-feira, dia 14, o rio amanheceu cheio de uma espuma branca que cobria toda a superfície da água. Os moradores fizeram fotos e vídeos da situação e alertaram a Funai. Eles também coletaram uma amostra da água na data, material que foi encaminhado, com as imagens, ao MPF.

A Polícia Federal também recebeu os artigos, junto com depoimentos dos indígenas, e investiga o caso para apurar se houve mesmo contaminação e quem são os responsáveis. Se confirmada a suspeita, os culpados podem pegar até 15 anos de prisão por crimes de envenenamento ou poluição de água potável.

 —

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6320253-EI306,00-MP+investiga+envenenamento+de+agua+de+comunidade+indigena+no+MS.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.