Guarani Kaiowá – o conflito da terra

No Brasil existe 233 etnias indígenas que falam 180 línguas diferentes e os índios guaranis kaiowás estão em pior situação;hoje eles vivem acampados na beira das estradas ameaçados pelos fazendeiros: ” A maior parte dos Guaranis Kaiowás estão em uma situação de extermínio.Já foi contatado que esta etnia está em fase de extinção”,comenta a fotógrafa Rosa Gauditano, no vídeo, que mostra essa disputa, no Mato Grosso do Sul, entre os índios kaiowás e os fazendeiros e a situação desta etnia.

O vídeo foi dirigido e produzido pela equipe da Ímã Foto Galeria.

A Ímã mostrou pelas palavras e fotografias de Rosa Gauditano a disputa, no Mato Grosso do Sul, entre os índios Kaiowás e os fazendeiros: “Esse Mato Grosso que a gente conhecia, quando era pequeno das histórias e jibóias gigantes, esse Mato Grosso não existe mais; ele é hoje quilômetros e quilômetros de plantação de soja. As fazendas que estão trazendo a riqueza para o Mato Grosso estão, trazendo a pobreza;porque na hora que você tira a mata como essa, acaba com uma terra que era onde vivia um povo, e hoje esse povo está literalmente jogado na beira das estradas. No Brasil existem 233 etnias indígenas que falam 180 línguas diferentes e os índios guaranis Kaiowás estão em pior situação; hoje eles vivem acampados na beira das estradas ameaçados pelos fazendeiros: ” A maior parte dos Guaranis Kaiowás estão em uma situação de extermínio.Já foi contatado que esta etnia está em fase de extinção”,comenta a fotógrafa Rosa Gauditano, no vídeo.

 

Na Parte II, lançado você vai assistir a Mensagem do Cacique Getúlio, traduzido pela índia Cléo Kaiowá, especialmente para este documentário. A fotógrafa Rosa Gauditano vai comentar um pouco sobre as imagens que registrou dos índios Guarani Kaiowá : “O que mais me chamou atenção, quando estava fotografando foi o olhar das pessoas, um olhar profundo e triste”, diz Rosa Gauditano. Você vai ver também a trajetória da fotógrafa na documentação de diversas etnias indígenas. Fique por dentro do que está acontecendo com os índios Guaranis Kaiowá do Mato Grosso do Sul. Comunidades inteiras estão acampadas à beira de estradas à espera de demarcação de terras.

São ao menos 22 os grupos de Guarani Kaiowá que vivem à beira de estradas na região de Mato Grosso do Sul em mais de 20 acampamentos, vivendo nestas condições há mais de 30 anos. Enquanto o processo é dificultado pelas inúmeras ações judiciais, os índios, enfrentam sol e chuva em barracas de lona preta que no interior, no calor, atinge mais de 50 graus em mais de 20 acampamentos, vivendo nestas condições há mais de 30 anos. Enquanto o processo é dificultado pelas inúmeras ações judiciais, os índios, enfrentam sol e chuva em barracas de lona preta que no interior, no calor, atinge mais de 50 graus.

Compartilhado por Lúcia Carneiro.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.