Altamira-PA – Enganou-se quem pensa que Belo Monte é um fato consumado, pois a cada dia essa obra comprova as irregularidades do processo, que foi feito sem consulta adequada aos povos da região. E hoje os impactos já estão sendo sentidos na vida de todos. Os pescadores já estão fazendo o protesto acampados na ilha há 25 dias e na noite desta segunda-feira (8) os indígenas decidiram se juntar a essa manifestação para engrossar as fileiras da luta.
O motivo da ocupação mais uma vez é o não cumprimento das condicionantes e a exclusão de alguns povos e comunidades afetadas.
A Norte energia já se manifestou hoje pela manhã que não ha nada a negociar e não vão atender a demanda solicitada.
No local , há cerca de 100 indígenas e 50 pescadores e mais alguns agricultores e a tendência é que esse número aumente a cada dia, pois estão todos dispostos a permanecer ocupando o canteiro de obras. Todas as chaves dos carros e máquinas estão guardadas com os indígenas.
Eles realizaram um sobrevoo de helicóptero hoje por volta de meio dia fotografando e filmando o acampamento, ameaçando pousar na área como forma de intimidar.
A luta não pode parar!!! Avante!!
Temos que resolver as questões sociais com diálogo e não com determinação judicial imposta pelo governo. Para esses casos a justiça é ágil!!
E já já chegarão com reintegração de posse, mas os guerreiros estão dispostos a enfrentar em nome do respeito pelos nossos povos!!!
—
Compartilhada por Lúcia Carneiro.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=395392010529261&set=a.172352112833253.42619.100001753975404&type=3&theater