Belo Monte: ocupação continua

Por Sonia Bone Guajajara

Altamira-PA – Enganou-se quem pensa que Belo Monte é um fato consumado, pois a cada dia essa obra comprova as irregularidades do processo, que foi feito sem consulta adequada aos povos da região. E hoje os impactos já estão sendo sentidos na vida de todos. Os pescadores já estão fazendo o protesto acampados na ilha há 25 dias e na noite desta segunda-feira (8)  os indígenas decidiram se juntar a essa manifestação para engrossar as fileiras da luta.

O motivo da ocupação mais uma vez é o não cumprimento das condicionantes e a exclusão de alguns povos e comunidades afetadas.

A Norte energia já se manifestou hoje pela manhã que não ha nada a negociar e não vão atender a demanda solicitada.

No local , há cerca de 100 indígenas e 50 pescadores e mais alguns agricultores e a tendência é que esse número aumente a cada dia, pois estão todos dispostos a permanecer ocupando o canteiro de obras. Todas as chaves dos carros e máquinas estão guardadas com os indígenas.

Eles realizaram um sobrevoo de helicóptero hoje por volta de meio dia fotografando e filmando o acampamento, ameaçando pousar na área como forma de intimidar.

A luta não pode parar!!! Avante!!

Temos que resolver as questões sociais com diálogo e não com determinação judicial imposta pelo governo. Para esses casos a justiça é ágil!!

E já já chegarão com reintegração de posse, mas os guerreiros estão dispostos a enfrentar em nome do respeito pelos nossos povos!!!

Compartilhada por Lúcia Carneiro.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=395392010529261&set=a.172352112833253.42619.100001753975404&type=3&theater

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.