MG – Dobram casos de agressão contra gays no Estado

Alessandra Mendes – Do Hoje

As denúncias de violações dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais praticamente dobraram em Minas Gerais. De janeiro a julho de 2011, foram registrados 61 casos no Disque Denúncia Nacional, contra 121 no mesmo período deste ano – um aumento de 98,3%.

Apesar do salto da violência contra a população LGBT, os dados não refletem, na íntegra, os abusos cometidos. “A prática da denúncia ainda é recente. Muita gente ainda se sente intimidado ou não sabe que pode procurar ajuda”, afirma a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Idoso e Portador de Deficiência e responsável pelo Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBT, Margaret de Freitas.

Por causa do crescimento das denúncias, Minas Gerais ocupou, no ano passado, a terceira colocação no ranking dos Estados com mais violações motivadas por homofobia.

Recorrência
Os registros mais comuns são de discriminação e violência psicológica, seguidos das agressões físicas e ameaças.  “Há um aumento não só em desfavor do cidadão LGBT, mas um crescimento da violência de gênero”, afirma a coordenadora especial de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Walkiria La Roche. “Em 99% dos casos, os autores são homens. Assim como subjugam a mulher, também o fazem com o gay, a lésbica e o travesti”.

Falhas
Apesar de ser um instrumento de combate à homofobia, o Disque Denúncia Nacional (também conhecido como Disque 100) ainda tem falhas que impedem a investigação dos crimes. De todas os registros, 36% não têm dados suficientes. “Sem informações essenciais, como quem é a vítima, onde ela mora e um meio de contato, fica quase impossível dar prosseguimento ao caso”, diz a delegada Margaret.

Mudanças nesse sentido estão sendo discutidas por gestores da população LGBT, que se reunirão, em Brasília, no início do próximo mês.  O objetivo é discutir melhorias no atendimento do Disque 100. “Apesar das mudanças que queremos propor, a solução está na educação. Só ela pode resolver a questão da homofobia no país”, afirma Walkiria La Roche.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.hojeemdia.com.br/minas/dobram-casos-de-agress-o-contra-gays-no-estado-1.43506

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.