Prepare-se! Em nome da igualdade de gênero, contra o preconceito, elas vão ocupar as ruas de 15 cidades em diversas regiões do país neste sábado (26). A Marcha das Vadias, lançada em abril de 2011 em Toronto, no Canadá, mesmo com pouco tempo de existência, já conquistou a simpatia de muitos pela causa e irreverência. Mulheres e homens de todas as idades vêm comparecendo cada vez mais.aos protestos e passeatas que pipocam por todo o mundo.
Por Deborah Moreira*
Em São Paulo, até o fechamento desta matéria, cerca de 1.300 pessoas haviam confirmado presença na marcha organizada por diversas entidades, feministas, além de sindicatos, estudantes e segmentos como direitos humanos.
“A Marcha das Vadias não é uma organização única. É uma manifestação coletiva que foi apropriada pelos movimentos que se identificaram com as bandeiras. Não somos uma entidade única. Formamos um grupo com representantes de várias entidades do movimento feminista e de outros movimentos, como o sindical e estudantil”, explica Bruna Provazi, 25 anos, que integra a Marcha Mundial de Mulheres desde 2007.
Bruna veio para São Paulo de Juiz de Fora (MG), onde viveu uma experiência comum a muitas mulheres. “Lá organizava, e ainda organiza, um festival feminista de cultura para combater o ambiente machista de bandas de música. Eu toco guitarra numa banda e percebi que a maioria dos integrantes sempre são homens, é um ambiente machista, como muitos outros”, contou Bruna, revelando sua experiência pessoal ao Vermelho.
Bandeiras
Contra a violência doméstica, contra o preconceito e discriminação e em defesa da liberdade sexual e igualdade de gênero. Essas são algumas das bandeiras comuns que serão vistas em cartazes e nas manifestações artísticas e ouvidas nos discursos.
“No começo há um estranhamento por causa do nome (vadias). Mas, logo quando começamos a explicar pelo que marchamos, todos se solidarizam e manifestam vontade de marchar com a gente”, lembrou a militante mineira.
Em São Paulo, a concentração será partir das 13h, na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista. De lá, descerão pela rua Augusta, depois para a Consolação, seguindo até a Praça Roosevelt, onde acontecerá um ato político.
Confira a agenda:
-Brasília, DF
Local e hora: concentração no CONIC, 13h (próximo à Rodoviária do Plano Piloto)
Comunidade no Facebook
Siga pelo Twitter
-Belo Horizonte, MG
Local e hora: Concentração na Praça Rio Branco (praça da Rodoviária), a partir das 13h.
Comunidade no Facebook
Twitter: @slutwalkbh
-Campo Grande, MS
Local e hora: a confirmar
Veja fotos da primeira Marcha de 2012
-Criciuma, SC
Local e hora: Praça Nereu Ramos (em frente a Casa de Cultura), 10h
Evento no Facebook
– Curitiba, PR
Local e hora: Reitoria da UFPR, das 18h às 22h
Evento no Facebook
-Florianópolis, SC
Local e hora: Concentração na Catedral (centro da cidade), a partir das 10h.
Evento no Facebook
-Natal, RN
Local e hora: Feira do Alecrim, 10h
Página no Facebook
-Salvador, BA
Local e hora: Praça da Piedade, às 13h30
-São Carlos, SP
Local e hora: Praça Santa Cruz, 9h
Comunidade no Facebook
-São José dos Campos, SP
Local e hora: Praça Afonso Pena, 10h
Fan-page no Facebook
-São Paulo, SP
Local e hora: Praça do Cicllista, 13h
Evento no Facebook
Grupo no Facebook
-Porto Alegre, RS
Local e hora: Arcos da Redenção, 14h
-Recife, PE
Local e hora: Praça do Derby, 14h
Evento no Facebook
-Rio de Janeiro, RJ
Concentração no Posto 4 da Av. Atlântica, a partir de 13h
Evento no Facebook
-Vitória, ES
Local e hora: UFES, 14h
Evento no Facebook
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=184238&id_secao=8