“Caminho do Esgoto de Juazeiro” questiona a execução do Projeto de Revitalização do Rio São Francisco

Por Luís Osete

“Na trilha das baronesas: o Caminho do Esgoto de Juazeiro-BA”. Esse é o título do curta-documentário  apresentado na tarde de hoje, durante a Miniplenária de Transposição/Revitalização do III Encontro Popular da Bacia do Rio São Francisco, que acontece até domingo em Januária, interior de Minas Gerais.

Os 12 minutos do vídeo, resultado de uma pesquisa realizada pela Articulação Popular São Francisco Vivo em parceria com estudantes universitárias de Juazeiro/Petrolina, põe em discussão as obras de saneamento básico executadas pela prefeitura municipal de Juazeiro, através do Projeto de Revitalização do Rio São Francisco.

No curta, três estudantes partem do bairro Quidé, na periferia de Juazeiro, e percorrem todo o trajeto do esgoto, até o desemboque. No itinerário, encontram canais a céu aberto vizinhos a casas de taipa e com pontes improvisadas, pondo em risco a saúde das pessoas e dos animais. Dialogam com um representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e descobrem que a Estação de Tratamento anunciada no portão do SAAE não existe. Questionam uma placa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que divulga os dados técnicos da construção de uma Estação Elevatória não concretizada.

Depois de ser canalizado com outros esgotamentos sanitários e se transformar em depósito de lixo e animais em decomposição, o esgoto chega ao bairro Tabuleiro. Por lá, segue dois caminhos: um leva à estação de tratamento do SAAE e o outro vai em direção ao rio São Francisco, sem qualquer tratamento. “Isso é um desaforo, a estação de tratamento do lado e o esgoto aqui vai direto pro Rio”, desabafa uma das estudantes.

O vídeo finaliza com dados do Ministério Público Federal (MPF), que este ano ajuizou ação civil pública contra o município de Juazeiro, o SAAE e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) pelo despejo de 45% do esgoto diretamente no rio São Francisco. Mesmo com os diversos convênios entre as instituições federais e o poder municipal, o despejo do esgoto ainda está ocorrendo de maneira inadequada. E para onde foi esse dinheiro? A descarga na última cena anseia responder.

http://www.saofranciscovivo.com.br/node/1003

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.