Curt Trennepohl foi exonerado do cargo para tratamento de saúde. Assume Volney Zanardi Junior, que trabalhava em departamento do MMA
Do Globo Natureza, em São Paulo
O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (17) a exoneração de Curt Trennepohl da presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e a nomeação Volney Zanardi Junior como novo chefe do órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Zanardi Junior deixa a direção do departamento de Gestão Estratégica do MMA, onde atuava desde 2011. Formado em engenharia química, é servidor público de carreira na Agência Nacional de Águas (ANA). A posse do novo presidente ainda não tem data prevista.
Trennepohl, que assumiu o instituto em fevereiro de 2011, saiu para tratar problemas de saúde, de acordo com a assessoria de imprensa do Ibama. À frente do órgão, trabalhou de forma ativa no gabinete de crise montado pelo governo para conter o avanço do desmatamento da Amazônia na região de Mato Grosso.
Também foi responsável por liberar a licença de instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, umas das principais obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e que enfrenta resistência da sociedade civil.
Enquanto o governo diz que a obra é necessária para garantir o abastecimento de energia elétrica nos próximos anos para o país, moradores locais, entidades e especialistas destacam que os riscos ambientais e sociais podem ser mais prejudiciais do que os benefícios econômicos da obra.
–
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/05/governo-nomeia-funcionario-do-meio-ambiente-como-presidente-do-ibama.html
Enviada por Alenice Baeta.