Evento no Rio busca valorizar e difundir cultura afro

Valorizar e difundir as culturas afro-brasileira e africana, por meio de apresentações culturais e atividades literárias. Esse é um dos objetivos do projeto África Diversa, cuja segunda edição, ocorre no Rio de Janeiro, de 20 a 25 de maio

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e oferecerá, durante cinco dias, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian (coração da Praça XI – conhecida como Pequena África; reduto por excelência dos negros brasileiros), um seminário educativo com oficinas, cursos, palestras e debates com escritores, pesquisadores e artistas que trabalham com estes temas.

Apresentações artísticas diárias e lançamento de livros também integram a programação. O evento tem como objetivo a formação de educadores e artistas que desejam se aprofundar no conhecimento de temas sobre cultura afro-brasileira e africana. Todos os eventos têm entrada gratuita.

Milton Teixeira, Luiz Carlos Prestes Filho, Reginaldo Prandi, Joel Rufino dos Santos, Hassane Kouyaté, Tânia Andrade Lima e Ondjaki. Esses são alguns dos artistas e escritores que realizam um trabalho de excelência com cultura africana e afro-brasileira e que ministrarão palestras, minicursos e oficinas no seminário. As inscrições devem ser feitas no site www.africadiversa.com.br. Haverá minicursos sobre griôs, danças populares maranhenses, maracatu, contos afro-cubanos e orixás, além de contação de histórias.

“O projeto atende à necessidade de formação de educadores e artistas que desejam se aprofundar no conhecimento de questões ligadas à cultura afro-brasileira e africana. Nossos palestrantes, que possuem larga experiência nos temas, terão o desafio de trazer novas questões, olhares e reflexões sobre a formação de identidade, a diversidade cultural, a relação entre tradição e contemporaneidade, o diálogo África-Brasil e, sobretudo, a importância da transmissão oral nestas sociedades”, explica a curadora do África Diversa, Daniele Ramalho.

A programação tem início às 10h do domingo (20), na Praia de Copacabana, com a apresentação do grupo folclórico do Maranhão ‘Boi Brilho de Lucas’. Às 15h, a ‘Roda de Tambor de Crioula’, também do Maranhão, se apresentará na Praça XV.

Na manhã seguinte (21), no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, haverá a abertura oficial com o Secretário Municipal de Cultura Emilio Kalil (às 9h), dando início ao seminário e às atividades artísticas, como mostra de filmes, shows (Baile Black com DJ Marcello B Groove e show de BNegão), contação de histórias e teatro adulto.

Serão também apresentados os espetáculos “The Island”, da Cia do griô Hassane Kouyaté, Deux Temps Trois Mouvements (Dois Tempos Três Movimentos), no dia 24, às 18h, e “Besouro Cordão de Ouro”, no dia 25, às 20h, com a direção de João das Neves.

As atividades terão certificado de participação para quem se inscrever através página do projeto: http://www.africadiversa.com.br/

Serviço:
Seminário África Diversa
De 21 a 25 de maio.
Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça XI
Entrada franca

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=183436

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.