Índios Pitaguary mobilizam comunidade contra o preconceito

Por Elizeu de Sousa, com colaboração de Natália Martins

No dia 19 de abril, dia do Índio, uma caminhada dos Pitaguary pelas ruas do Centro de Maracanaú mostrou à população o trabalho contínuo contra o preconceito étnico que ainda persiste no muncípio, conforme afirmam os organizadores. Eram cerca de 500 pessoas das comunidades de Santo Antônio, Horto, Olho D’água e Monguba. Ali, dezenas de amigos, apoiadores e também autoridades municipais se confraternizaram com a luta Pitaguary pelo fortalecimento da identidade indígena.

Em paradas estratégicas, as lideranças como o Pajé Barbosa, o Cacique Daniel e o coordenador do Cras Indígena, André Fernandes, e a comunidade indígena se manifestaram, realizando a dança do Toré. O padre Rino e colaboradores do MSMC também participaram. A comunidade esteve presente com faixas indicativas, entre elas o tema da semana “Índio Pitaguary, Brasileiro como Você”.

Logo após o percurso, os Pitaguary e amigos foram para a aldeia finalizar a comemoração na Mangueira Centenária, seu local sagrado. Ali, aconteceu um momento de oração pelos povos indígenas do Brasil, em especial pelos índios Pataxó, que no momento enfrentam pesadas lutas pela posse de suas terras, seguido de um Toré e muita espiritualidade.

 De acordo com os coordenadores, o objetivo este ano foi promover a conscientização da população de Maracanaú para valorizar e conhecer o povo indígena e sua cultura, enraizada há séculos naquele município.

Segundo André Fernandes, coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Indígena, a semana em homenagem ao índio superou as expectativas, indo além do que havia sido programado com as lideranças, incluindo os jogos indígenas que mobilizaram os jovens participantes e toda a comunidade.

A semana foi organizada pelo CRAS Indígena, em parceria com lideranças, instituições e Prefeitura de Maracanaú. Durante a semana, a comunidade contou ainda com serviços de corte de cabelo, emissão de documentos RG e CPF, unidade móvel da Coelce e Cartório Eleitoral. O evento já faz parte do calendário cultural do municipio de Maracanaú.

O Movimento Saúde Mental Comunitária é parceiro da Secretaria de Assistência Social do Municipio de Maracanáu e do Cras Indígena. Durante o evento, o MSMC acompanhou os estudantes do projeto “Juventude Indígena Realizando Sonhos”, ação que contempla 27 bolsas de estudos integral no ensino médio para jovens indígenas Pitaguary, em parceria com o Colégio Piamarta, no Montese.

Enviada por Isabel Sousa, da Rede Nacional de Advogadas/os Populares- Ceará

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.