Servidores mantidos reféns em aldeia indígena são libertados em MG

Polícia, representantes de secretaria e Xacriabás entraram em acordo. Segundo PM, ninguém ficou ferido.

Os servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) que eram mantidos reféns em uma aldeia indígena em São João das Missões, no Norte de Minas Gerais, foram libertados por volta das 16h desta quarta-feira (25). Eles foram rendidos quando faziam uma visita no local nesta terça-feira (24). De acordo com a Polícia Militar (PM), um delegado da Polícia Federal (PF), representantes da secretaria e os Xacriabás entraram em acordo após negociação. Ainda segundo a corporação, ninguém ficou ferido.

De acordo com a PM, os índios queriam uma garantia de que vão ter os serviços de saúde oferecidos pelo governo federal. Eles estariam insatisfeitos com a falta de atendimento médico e, por isso, mantêm os servidores na aldeia.

Segundo a polícia, os índios disseram que duas pessoas teriam morrido por falta de assistência hospitalar. A corporação informou que ninguém foi ferido e que os servidores estão livres para andar pela aldeia, mas não podem sair da reserva.

De acordo com a Sesai, entre os pontos acordados nesta quarta-feira estão a construção da Casa de Saúde Indígena (Casai) em Montes Claros, que já está previsto para 2012, e a elaboração de projeto para instalação unidade básica de saúde.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/04/servidores-mantidos-refens-em-aldeia-indigena-sao-libertados-em-mg.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.