No contexto do “Ciclo de Palestras: Ciganos, uma história invisível”, realizado em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) na Universidade de Brasília esta semana, a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Silvany Euclênio, recebeu ontem (09) representantes de organizações de defesa dos direitos de povos ciganos.
Foram apresentados os objetivos e metas da Seppir para essa população, assim como ações existentes em parceria com outros ministérios. Entre elas, a inclusão no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que vai permitir a inserção do segmento em programas de transferência de renda e inclusão produtiva. Para tanto, foram criadas categorias específicas no cadastro, visando identificar as rotas e a localização das comunidades.
Uma das principais propostas da Seppir é a criação de um banco de dados sobre as comunidades ciganas. “O primeiro problema em relação à criação de políticas públicas para esses povos é a falta de uma base de dados consistente. Por isso, nossa primeira atitude foi contratar uma consultoria que está fazendo um levantamento preliminar, a partir do qual já vamos começar o desenho de um programa integrado de políticas para essa população”, disse a secretária. Ela explicou que a necessidade imediata de ações efetivas do governo não permite que se espere até a finalização do levantamento mais detalhado para iniciar o programa. (mais…)
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
Por Gustavo Uribe, do O Globo
Mapuexpress, 10 de abril, 2012.– Según un informe presentado este jueves por la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal), el pueblo mapuche en Chile afronta una vulnerabilidad sociodemográfica provocada por la pérdida del territorio. Para los mapuche el territorio constituye la base de la sobrevivencia material y cultural del pueblo.
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, e o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, assinaram Protocolo de Cooperação Técnica, na última quarta-feira, 4, para juntos instituírem ações que levem melhorias na educação, saúde, meio ambiente e cultura dos povos indígenas. Por meio do Protocolo, serão elaborados Termos de Cooperação Técnica nas áreas especificadas e ações previstas no Programa de Proteção e Promoção dos Povos Indígenas, constantes do Plano Plurianual (PPA) 2012/15, que começa a ser executado.
La Paz, 10 abr (EFE).- O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou nesta terça-feira que seu governo iniciou “um processo de anulação” do contrato com a empresa brasileira OAS para a construção da estrada rejeitada pelos indígenas do parque nacional Tipnis e o atribuiu a reiterados descumprimentos da companhia.

Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando